Vozes da América

Tribeca investe em documentários sobre personalidades polêmicas

JAKE COYLE , ASSOCIATED PRESS , NOVA YORK, O Estado de S.Paulo

18 de abril de 2013 | 02h12

O 12º Festival de Cinema de Tribeca começou ontem com um punhado de filmes dedicados a personalidades fortes, cuja verborragia mal cabe em um documentário ou filme de 90 minutos. Retratos de Elaine Stritch (Shoot Me), Richard Pryor (Omit the Logic) e Gore Vidal (The United States of Amnesia) encabeçam a lista de estreias programadas para o evento. E são nomes que estão entre as mais urbanas, engraçadas e livres vozes da América do século 20. Como diz Vidal em The United States of Amnesia, "as três mais belas palavras do idioma inglês são: eu te avisei".

A abertura do festival, ontem, se deu com a exibição de um show e um documentário da banda The Nationals, Mistaken for Strangers, dirigido por Tom Berninger - e, daqui a dez dias, o festival será encerrado com uma exibição especial da versão restaurada de O Rei da Comédia, em que Robert De Niro interpreta um obsessivo comediante. Esses dois exemplos são suficientes para dar ideia da diversidade da programação.

Tribeca vai exibir ainda algumas estreias importantes e esperadas, como Sunlight Jr., história de amor protagonizada por Naomi Watts e Matt Dillon; Almost Christmas, no qual Paul Rudd e Paul Giamatti interpretam vendedores de árvores de Natal; Before Midnight, novo filme de Richard Linklater; Prince Avalanche, comédia incorreta do diretor David Gordon Green; ou Wadjda, de Haifaa Al-Mansour, o primeiro filme dirigido por uma mulher na Arábia Saudita.

Segundo Geoff Gilmore, um dos responsáveis pelo festival, o evento tem buscado ser "o festival do futuro, ousando na programação para atrair plateias mais jovens". A estratégia inclui ainda a criação de projetos interativos, que unem filmes ao mundo dos videogames.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.