Viver no universo sem ser universal

A Lua continua minguando no signo de Áries.

astro@0-quiroga.com, O Estado de S.Paulo

28 de agosto de 2010 | 00h00

As mentes limitadas por ignorância acidental ou intencional detestam a ideia de que haja o espírito Universal que integra e unifica toda a diversidade, que lhes parece mais atrativa e importante. Porém, o próprio fato de os ingredientes diversos do Universo serem dependentes entre si é prova cabal dessa Unidade que subjaz na aparente discordância da diversidade. Evoluir é aproximar-se conscientemente da Unidade e aplicar essa visão na forma de ética, tratando os odientos com compaixão, porque realmente não sabem o que fazem e quanto mais ignoram, mais violentos se tornam, sem perceber que só fazem mal a si mesmos e aos seus próximos bem queridos. Quem coloca as pessoas umas contra as outras obstaculiza a evolução e paga muito caro por isso, pois, como se poderia viver no Universo tentando não ser Universal?

ÁRIES 21-3 a 20-4

As opiniões alheias são importantes, mas o peso delas não deve ser tanto a ponto de você duvidar de seus próprios pontos de vista. Além disso, o que está em jogo não é quem tem razão, mas como solucionar o problema.

TOURO 21-4 a 20-5

Tome um tempo para confortar seu corpo físico, mas não gaste o dia inteiro nisso, já que assuntos de natureza abstrata e, por isso, mais complicados, requerem sua atenção. Descanse bem em nome de solucioná-los.

GÊMEOS 21-5 a 20-6

A mais clara demonstração de desapego se dá através do exercício do perdão. Quando alguém perdoa outrem exerce o desapego, pois, não se importa com os laços fortes que o ódio tiver criado, vai muito além deles.

CÂNCER 21-6 a 21-7

Nossa humanidade civilizada é um compêndio de sentimentos de duvidosa reputação, mas potencialmente também seria capaz de navegar em sentimentos elevados. Só chafurda na lama da inveja, por exemplo, porque assim o deseja.

LEÃO 22-7 a 22-8

A falta de honestidade é uma moeda de troca nos relacionamentos civilizados, mas pensando bem, que tipo de civilização se cria com isso? Uma não muito civilizada, com certeza. Faça a sua parte para melhorar esta cultura.

VIRGEM 23-8 a 22-9

O livre-arbítrio é a terra de ninguém entre o impulso vital e a necessidade de encontrar uma forma de satisfazê-lo. Você sabe, por exemplo, que sente fome, mas não sabe como satisfazê-la. Livre-arbítrio é para isso.

LIBRA 23-9 a 22-10

Quem não sentir medo que atire a primeira pedra! Certamente haverá muitas pessoas apedrejando as outras fingindo que são destemidas, mas na prática as de atitudes mais brutais são justamente as que mais temem.

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

Sentimentos que não são manifestos na hora da espontaneidade correm sempre o risco de converter-se em ressentimentos. É assim que condições virtuosas se transformam em vícios, de forma inadvertida.

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

Quanto dura um momento? Não se pode medir os momentos em tempo cronológico, mas em experiências que os integrem. O mesmo tempo cronológico de uma tortura e de um beijo apaixonado são experimentados de forma diferente.

CAPRICÓRNIO 22-12 a 20-1

Os hábitos facilmente se transformam em vícios se você não faz o devido exame de consciência todos os dias para conferir se o que você faz resulta em benefícios ou se, pelo contrário, traz problemas e inconvenientes.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

O sentimento de compaixão brota de forma espontânea, mas não se pode dizer o mesmo do pensamento que impede sua manifestação concreta. Toda compaixão que não se realiza é uma grande perda para a espécie humana.

PEIXES 20-2 a 20-3

Dia vai, dia vem, as responsabilidades aguardam que você as assuma e que as coisas continuem em movimento da melhor forma possível. Tudo está sob pressão, mesmo para as pessoas que parecem estar no topo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.