Vinicultores atacam Prosecco em lata divulgado por Paris Hilton

A socialite americana Paris Hiltonvestida numa roupa provocante de oncinha e exibindo suas pernasnão é uma imagem que os produtores italianos de vinhoconsideram ser apropriada para promover o vinho brancoespumante Prosecco. No entanto, Hilton, em diversas poses de salto alto eroupas minúsculas, enfeita os anúncios da Rich Prosecco,empresa austríaca que vende o espumante em 27 países. Piorainda, para os produtores de Prosecco, é que o Rich Prosecco évendido em latas e possui duas variedades frutadas. "Os hotéis Hilton são símbolo de qualidade, mas ParisHilton, não", disse Fulvio Brunetta, presidente da associaçãodos vinicultores de Treviso, na região do Vêneto, no norte daItália, onde é produzido o Prosecco. Paris Hilton ganhou notoriedade em 2003 quando um vídeoamador que a mostrava fazendo sexo com um namorado foidivulgado na Internet. Ela aproveitou essa fama, alimentada pelas manchetes dostablóides sobre sua vida repleta de festas, para criar umacarreira baseada em sua celebridade e que já incluiu um realityshow, um livro e atuações em filmes. No ano passado, Paris passou mais de três semanas na cadeiapor violar sua condicional num processo por dirigir embriagada. "Paris Hilton é sensacionalismo", disse Brunetta. "Isso nãoé bom. Não é apropriado para o Prosecco." A associação dos vinicultores marcou duas reuniões napróxima semana para discutir maneiras de proteger a marcaProsecco e garantir que qualquer empresa que venda Prosecco userealmente vinho produzido na região de Treviso. "Sem regras mais rígidas, a Rich Prosecco ou outracompanhia poderia vender Prosecco produzido no Brasil ou emqualquer lugar", disse Brunetta. Mas nada disso desanima a Rich Prosecco, que afirma queseus vinhos vêm da região de Treviso. "Obedecemos com precisão as leis européias, que são muitorígidas, especialmente no que diz respeito ao vinho", disse oproprietário e executivo-chefe da Rich Prosecco, Gunther Aloys,que fundou a companhia em 2006 na estação de esqui austríaca deIschgl. Para respeitar as leis sobre o vinho, as duas variedadesfrutadas do Prosecco, que possuem teor alcoólico mais baixo,são chamadas Rich Passion e Rich Royal, não ostentando apalavra Prosecco em seus nomes. No ano passado, a Rich Prosecco vendeu 10 milhões de latasde seus vinhos, principalmente na Alemanha mas também na China,Índia e Coréia do Sul, a 2 euros a lata. O crescimento rápido da empresa reflete a ascensão daregião do Prosecco, que no ano passado produziu 50 milhões degarrafas, um aumento de 14 por cento em relação a 2005, e estáincrementando suas exportações aos EUA e Canadá, embora aAlemanha ainda seja sua principal compradora estrangeira. Os vinicultores temem que a Rich Prosecco possa conferir aseu vinho a imagem de uma bebida frutada barata. Aloys, da Rich Prosecco, diz que está aumentando a famamundial do vinho e que não entende o estardalhaço. "É como se alguém da região de Champanhe se opusesse sevendêssemos latas de champanhe com anúncios de Kate Moss. Éapenas publicidade, e Paris Hilton é a garota mais famosa domundo."

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