Divulgação
Divulgação

Villa-Lobos é tema de palestra do projeto 'Música na Cabeça'

O professor da USP Leopoldo Waizbort abre temporada na Sala São Paulo com discussão

João Luiz Sampaio - o Estado de S. Paulo, O Estado de S.Paulo

14 de março de 2012 | 03h09

  O professor Leopoldo Waizbort, do Departamento de Sociologia da USP, abre hoje, às 19h30 na Sala São Paulo, a temporada do projeto Música na Cabeça, parceria da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo com o Grupo Estado. Ele fará palestra sobre a relação da obra do compositor Villa-Lobos com o conceito de identidade nacional.

A ideia da série é propor debates a partir das obras e compositores abordados pela Osesp em sua temporada. O caso de Villa-Lobos é emblemático. A partir de amanhã, a orquestra interpreta a sua Sinfonia n.º 10 - Ameríndia, sob regência de Isaac Karabtchevsky, que está realizando com a Osesp a gravação da integral sinfônica do autor.

A palestra de Waizbort terá como base o texto publicado por ele na Revista Osesp de março. Nele, ele escreve que "não é à nação brasileira que a música de Villa-Lobos dá corpo em forma de som, mas o contrário: sua música imaginou uma nação e a sonorizou - inclusive imaginando-a contraditória e complexa".

O tema - os mecanismos da relação da obra de Villa com a ideia de nação - tem sido tônica dos mais importantes estudos recentes sobre o compositor. "Não é o Brasil que modela e cria essa música, e sim essa música que modela e cria um Brasil", escreve Waizbort. "Há uma dimensão ideológica e prática central na música de Villa-Lobos: um movimento complexo, pois o estado-nação pede uma cultura homogênea que o figure culturalmente e, assim, retroalimente sua existência política. E por mais que a música de Villa-Lobos misture e apresente tudo muito misturado, ela aparece como síntese de uma variedade, simbolizando musicalmente a unidade possível (para o bem e para o mal) de uma nação multifacetada e desigual", complementa.

A palestra é gratuita, mas é necessário preencher uma ficha de inscrição, disponível no site da Osesp.    

Palestra com Leopoldo Waizbort

Sala São Paulo. Pça. Julio Prestes, 16. Hoje, 19h30. Grátis.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.