Velho Walsh e Travolta como mulher

Jeremias

LUIZ CARLOS MERTEN, O Estado de S.Paulo

12 de maio de 2012 | 03h08

14H45 NA BANDEIRANTES

(Jeremiah). EUA, Alemanha, Itália, 1998. Direção de Harry Winer, com Patrick Dempsey, Oliver Reed, Klaus Maria Brandauer, Leonor Varela.

Autor de dois dos livros da Bíblia - o Livro de Jeremias e o das Lamentações -, o profeta ganha um telefilme em que é interpretado por Patrick Dempsey, numa fase em que o ator fracassara no cinema e ainda não obtivera sua segunda chance na televisão, na série Grey's Anatomy. Reprise, colorido, 94 min.

Ester - A Rainha da Pérsia

16H10 NA BAND

(Esther). EUA, Alemanha, Itália, 1999. Direção de Raffaele Mertes, com Louise Lombard, F. Murray Abraham,

Jürgen Prochnow, Ornella Muti.

Outro telefilme bíblico, este contando a história de Ester, a garota judia que se casou com o rei Assuero, da Pérsia, e intercedeu por seu povo perante o marido. Quarenta anos antes, Raoul

Walsh havia contado a mesma história em Ester e o Rei, com Joan Collins. O filme antigo é uma das obras mais particulares do autor de westerns e filmes de gângsteres. Walsh tem alguns filmes com heroínas protofeministas, e Ester é uma delas. Reprise, colorido, 89 min.

O Grande Mentiroso

16H15 NA RECORD

(Big Fat Liar). EUA, 2002. Direção de Shawn Levy, com Paul Giamatti, Amanda Bynes, Frankie Muniz, Sandra Oh.

Garoto que mente compulsivamente não consegue convencer o pai de que produtores de Hollywood roubaram sua ideia. A solução é invadir o set. As comédias do diretor Levy são melhores do que parecem. Reprise, colorido, 88 min.

Bob Esponja: O Filme

21H15 NO SBT

(The Spongebob Squarepants Movie). EUA, 2004. Direção de Stephen

Hillenburg.

O filme baseado na série de TV mostra Bob Esponja em busca da coroa de Netuno, que foi roubada como parte de um plano para dominar o mundo (e o mar). Se a emissora exibir os créditos finais na íntegra, você terá uma surpresa. Embora animado, o filme tem uma participação de ator em live action. Quem, e por quê? Reprise, colorido, 87 min.

Fios de Ovos

22H15 NA CULTURA

Brasil, 2012. Direção de Maíras

Bühler e Matias Mariani.

Na sua série de telefilmes em torno do tema 'gente da cidade', a emissora mostra o que trata do relacionamento entre embalsamadora de cadáveres com espanhol que se radicou em São Paulo (e leva vida solitária). Nada mais difícil do que, no próprio site da emissora, conseguir as informações sobre o elenco. Veja, para tentar descobrir. Inédito, colorido, 60 min.

Mauá, o Imperador e o Rei

22H30 NA TV BRASIL

Brasil, 1999. Direção Sérgio Rezende, com Paulo Betti, Malu Mader, Othon Bastos, Antônio Pitanga, Roberto

Bomtempo.

Na linha de Lamarca e Canudos, o longa pertence à série de filmes grandes do diretor Rezende, por meio dos quais ele reflete sobre a própria formação do Brasil. Mauá lhe interessa como empreendedor político e social do século 19. Estradas de ferro, bancos, o livre comércio, tudo começa com ele. Apesar do empenho da produção, o filme não decola. A narrativa parece solene, oficiosa (senão realmente 'oficial'). Reprise, colorido, 132 min.

Hairspray, em Busca da Fama

22H45 NO SBT

(Hairspray). EUA, 2007. Direção de Adam Shankman, com John Travolta, Michelle Pfeiffer, Christopher Walken, Nikki Blonsky.

A versão musical do filme cultuado de John Waters põe John Travolta na pele da personagem que a travesti Divine criou no original. Travolta, como mulher, enfrenta Michelle Pfeiffer como diretora de escola que quer impedir a filha gordinha da 'heroína' de participar de concurso de dança. Dá para se divertir. Reprise, colorido, 117 min.

Pacto de Honra

23h15 NA CULTURA

(Saskatchewan). EUA, 1954. Direção de Raoul Walsh, com Alan Ladd, Shelley Winters, Robert Douglas, J. Carol Naish, Hugh O'Brien, Jay Silverheels.

A Cultura criou essa faixa nova, o Clube do Filme, para resgatar clássicos de Hollywood, mas exibe os filmes dublados, dentro dessa mentalidade que se instalou no País e que vai acabar com a legendagem para satisfazer o que se acredita que seja a expectativa do público C e D. Trata-se de um western em torno do tema dos conflitos entre brancos e índios. O pacto de honra se faz entre meios-irmãos, o oficial de Cavalaria Alan Ladd e o pele-vermelha Jay Silverheels. Na obra do grande diretor, o filme se situa entre Irmãos Inimigos, outro western, de tema parecido (e qualidade superior), e o drama de guerra Qual Será Nosso Amanhã?. Reprise, colorido, 86 min.

Clube das Mulheres

23H25 NA GLOBO

(Balls to the Wall). EUA, 2011. Direção de Penelope Spheeris, com Joe Hursley, Jenna Dewan, Mimi Rogers, Christopher McDonald, Antonio Sabato Jr.

A diretora de Quanto Mais Idiota Melhor prossegue naquela linha de humor e conta a história de sujeito que vira stripper num clube de mulheres em busca de dinheiro para pagar o casamento dos sonhos de sua noiva. O problema é que ele vira a sensação do tal clube e é solicitado a participar de um concurso nacional. Como manter essa vida 'dupla' em segredo? Reprise, colorido, 97 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.