Vatel e o espetáculo da culinária

De Pernas Pro Ar

LUIZ CARLOS MERTEN, O Estado de S.Paulo

14 Outubro 2012 | 03h10

11H45 NA CULTURA

Brasil, 1956. Direção de Victor Lima, com Ankito, Grande Otelo, Renata Fronzi, Costinha, Otelo Zeloni.

O horário Mestres do Riso resgata a chanchada em que camelô e servente de teatro trocam suas maletas com as de criminosos que assaltaram banco. Não confunda com a comédia homônima de Ingrid Guimarães. Dá para rir um pouco. Reprise, preto e branco, 82 min.

Planeta 51

12H40 NA GLOBO

(Planet 51). Espanha, 2009. Direção de Jorge Blanco e Javier Abad.

Animação sobre terráqueo que chega ao planeta 51 e tem de provar que não veio com intenções malévolas. Os diretores Blanco e Abad invertem uma regra clássica da ficção científica - a de que os ETs quase sempre são 'do mal'. Inédito, colorido, 91 min.

A Companheira de Tarzan

13H30 NA REDE BRASIL

(Tarzan and His Mate). EUA, 1934. Direção de Cedric Gibbons, com Johnny Weissmüller, Maureen O'Sullivan.

Um dos mais renomados diretores de arte da Metro - e da história do cinema -, o inglês Gibbons assina aqui sua adaptação do rei das selvas criado pelo escritor Edgar Rice Burroughs. O herói encontra Jane. O problema é o Código Hays, que disciplinava o sexo e a violência na tela. Reprise, preto e branco, 70min.

End Game

21H30 NA REDETV

(End Game) EUA, Canadá, 2006.

Direção de Andy Cheng, com Cuba Gooding Jr., James Woods, Burt

Reynolds, Jack Scalia, Angie Harmon.

Cuba Gooding Jr. faz agente que falha na missão de proteger o presidente dos EUA. Quando Jack Scalia é assassinado - e ele é exonerado, Gooding Jr. une-se à repórter Angie Harmon para investigar o caso. Nada muito excitante (embora a história seja atraente). Reprise, colorido, 96 min.

Jogos de Conexão

22 H NA REDE BRASIL

(A Good Man in a Africa). África do Sul/EUA, 1994. Direção de Bruce

Beresford, com Colin Friels, Joanne Whaley-Kilmer, Sean Connery.

Adaptação do romance de William Boyd sobre pequeno diplomata inglês na África e seus conflitos perante os nativos. Interessante, mas poderia ser melhor, considerando-se os talentos envolvidos. Reprise, colorido, 93 min.

Soy Loco Por Ti Cinema - O

Corpo de Delito

22H30 NA TV BRASIL

(El Cuerpo del Delito). Porto Rico, 2005. Direção de Raúl Marchand

Sánchez, com Sully Díaz, Rey Pascual, Kisha Burgos, Carlos Fontané.

O horário de cinema latino da TV Brasil apresenta o longa porto-riquenho sobre enfermeira que é estuprada por vários homens que invadiram sua casa e uma policial fica obcecada pelo caso. Os elogios da crítica e o próprio tema suscitam o interesse. Inédito, colorido, 91 min.

No Rastro da Bala

23H15 NA GLOBO

(Running Scared). EUA, 2005. Direção de Wayne Kramer, com Paul Walker, Cameron Bright, Vera Farmiga.

Policial participa de ação malsucedida contra colegas corruptos e a situação se complica quando garoto descobre a arma do crime (e a usa para matar o padrasto). Paul Walker e Vera Farmiga garantem o interesse. Reprise, colorido, 122 min.

Um Dólar entre os Dentes

0H30 NA REDE BRASIL

(Un Dollaro Tra I Denti). Itália, 1967. Direção de Luigi Vanzi, com Tony

Anthony, Frank Wolf.

Mercenário tenta se vingar de quadrilha que o enganou na partilha do ouro roubado de um banco. Spaghetti western sem credenciais de direção nem elenco. Reprise, colorido, 87 minutos.

Vatel - Um Banquete Para o Rei

1H25 NA GLOBO

(Vatel). França, Inglaterra, 2000. Direção de Roland Joffe, com Gérard Depardieu, Uma Thurman, Timothy Spall, Julian Glover, Tim Roth, Julian Sands.

Não parece muito interessante, mas a história de Vatel, banqueteiro do rei Luís 14, tem temas intrigantes. Ele transformava a comida em espetáculo e o filme constrói uma metáfora sobre a arte do cinema. Para incrementar, existem as intrigas palacianas - e a sexy Uma Thurman para fazer frente a Gérard Depardieu. Reprise, colorido, 119 min.

Virando o Jogo

3H15 NA REDE BRASIL

(The Replacements). EUA, 2000.

Direção de Howard Deutch, com

Keanu Reeves, Gene Hackman.

Treinador em via de se aposentar aposta suas fichas em garoto talentoso. Nenhum filme com Gene Hackman e Keanu Reeves pode ser desinteressante. Veja e confirme. Reprise, colorido, 118 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.