Miguel Rajmil/EFE
Miguel Rajmil/EFE

Vargas Llosa: Nobel é reconhecimento à literatura latina

Para o escritor peruano, o prêmio representa uma homenagem à literatura da América Latina e Espanha

AP

07 de outubro de 2010 | 12h41

Com um discurso pausado e usando um traje impecável, o ganhador do Nobel, Mario Vargas Llosa disse nesta quinta, 7, que o prêmio é um reconhecimento à literatura da América Latina e Espanha.

 

"Desde o início pensei que a Academia Sueca não estava premiando somente a mim, mas a língua em que escrevo e a região de onde venho", disse Vargas Llosa a um grupo de jornalistas em Nova York, poucas horas após receber a notícia.

 

"A verdade é que há algumas décadas a literatura latino-americana tem um reconhecimento internacional grande e me parece bastante justificado, pois produziu obras literárias de alto nível", acrescentou.

 

O escritor peruano, que se considera um "cidadão do mundo", descreveu a literatura espanhola atual como "muito criativa", diversa e de "alto nível em todos os gêneros".

 

Vargas Llosa disse que ainda está se recuperando da surpresa desde quando foi acordado por um representante da Academia Sueca que lhe deu a notícia às 5h30. Vargas Llosa lembrou que no passado seu nome havia sido mencionado como possível candidato ao Nobel, "há vários anos que não era mais mencionado, por isso foi realmente uma surpresa".

 

Afirmou que recebeu muitos telefonemas de colegas espanhóis e outros escritores da América latina, "onde tenho muitos amigos".

 

Sobre o impacto de seu trabalho, que inclui obras como Tia Julia e o Escrevinhador, A Festa do Bode, A Cidade e Os Cachorros, Vargas Llosa disse esperar que tenham o mesmo efeito na vida dos leitores que tiveram na sua escritores como Miguel de Cervantes e Gustave Flaubert.

 

Afirmou que "os verdadeiros escritores não necessitam de conselhos". Mesmo assim, logo se animou a dar um: "A literatura que tem sucesso, que realmente consegue algo importante, é uma literatura de trabalho, de autocrítica, de perseverança, mas creio que os jovens escritores que ainda não sabem disso, vão descobrir de qualquer maneira no exercício de seu trabalho".

 

Veja também:

link Mario Vargas Llosa ganha o Nobel de Literatura

link Leia a mais recente entrevista de Mario Vargas Llosa ao 'Sabático'

link Para Llosa, prêmio é reconhecimento à literatura de língua espanhola

link Leia repercussão entre escritores e políticos

lista Confira relação de obras do autor

lista Veja lista com todos os ganhadores do Nobel

link Editores falam de novo livro de Vargas Llosa em Frankfurt

link Presidente do Peru diz que Nobel é 'ato de justiça'

especial A trajetória de Mario Vargas Llosa

blog Daniel Piza: Llosa, enfim

Tudo o que sabemos sobre:
Vargas Llosa

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.