Efe
Efe

Vargas Llosa diz que descobriu a literatura latino-americana ao morar em Paris

Escritor, que participa de feira de livros, diz que a produção literária de países como Peru e Colombia não se comunicava

O Estado de S. Paulo

01 de maio de 2014 | 11h09

O peruano Mario Vargas Llosa Nobel revelou nesta quarta-feira, 30, que descobriu a força da literatura latino-americana durante os anos em que viveu em Paris, onde conheceu autores como Gabriel García Márquez, Jorge Luis Borges e Julio Cortázar.

::: Cultura Estadão nas redes sociais :::
:: Facebook ::
::  Twitter ::

Vargas Llosa falou de seu trabalho e sua relação com outros autores latino-americanos em uma conversa com o escritor colombiano Juan Gabriel Vásquez na XXVII Feira Internacional do Livro de Bogotá. “Eu estava há três anos na Europa e minha lembrança da América Latina era um deserto literário onde um jovem escritor tinha enorme dificuldade de encontrar um editor”, lembrou Vargas Llosa.

O escritor peruano, Prêmio Nobel de Literatura em 2010, foi morar em Paris em 1958. Ele disse que na época a América Latina era uma região quase totalmente incomunicável do ponto de vista literário, e que ninguém sabia no Peru o que era escrito no Equador, na Colômbia ou Chile.“De repente, ouvimos notícias da Argentina e do México, porque tinha dois centros de publicação que funcionavam”, disse Vargas Llosa.

A obra de García Marquez ele disse ter descoberto em Paris, quando trabalhava em uma rede de televisão e um livro do escritor colombiano chegou às suas mãos. Era Ninguém Escreve ao Coronel. “Pareceu-me uma pequena obra-prima , um livro bem estruturado, onde nada sobrava ou faltava" , disse ele. Vargas Llosa também disse que Borges foi o autor latino-americano que mais impressionou os intelectuais franceses, porque seus textos citavam Shakespeare. (Com informações da EFE)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.