23 de julho de 2010 | 09h04
Três canções de "Nabocadolobo" (Lua Music) saíram de "Missa Breve", que Edu lançou em 1972: "Glória" e os clássicos "Vento Bravo" e "Viola Fora de Moda", parcerias com Paulo Cesar Pinheiro e Capinan, respectivamente. Duas são parcerias com Chico Buarque de trilhas de teatro e dança - "Meia-Noite" (de "O Corsário do Rei") e "Circo Místico" (de "O Grande Circo Místico", do Ballet Guaíra). Outras duas vieram do álbum "Tempo Presente" (1980): a faixa-título, parceria com Joyce, e "Gingado Dobrado", com letra de Cacaso, que o homenageado canta com Vânia.
"Fazia pouco tempo que eu tinha me mudado de Ourinhos para São Paulo quando Edu lançou Missa Breve e eu amava esse disco. Eu já tinha um pouco de conhecimento de música erudita porque tinha feito um curso na ECA, em que tomei contato com essa história das missas de Bach, de Mozart", lembra a cantora. "Edu fez uma missa como os grandes fizeram, usando o latim e tudo, com aquele som do Brasil. Quando Thiago me sugeriu fazer um disco cantando só músicas dele, alguma coisa daquele disco eu tinha de gravar."
Por falar em erudição, Vânia também acertou em cheio ao incluir no repertório a tocante "Canção do Amanhecer" (de Edu e Vinicius de Moraes), uma valsa rebuscada que reverbera em composições de Arrigo Barnabé como "Lenda", gravada lindamente por Vânia. Ela reconhece que pode haver uma relação estética entre ambas. "Tem tudo a ver. Arrigo gosta muito de Edu, não sei se ele fala nisso com muita clareza, mas deve ter influência de Edu nisso", diz. Vale lembrar que Vânia, no início da carreira, foi vocalista da banda de Arrigo. Agora, ele assina o texto de apresentação do CD. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.