Uma obra sensorial

Esta é uma semana intensa de atrações no campo das exposições. Na Bienal de São Paulo, uma constelação de estrelas da arte contemporânea, como Jeff Koons, Damien Hirst, Cindy Sherman, Nan Goldin e Matthew Barney, estará por todo o pavilhão desenhado por Oscar Niemeyer, no Ibirapuera, na mostra com obras da coleção do museu Astrup Fearnley, de Oslo, mas a cidade ainda terá o privilégio de abrigar, em três endereços diferentes - Pinacoteca do Estado, Sesc Belenzinho e Sesc Pompeia - uma grande exposição de um dos mais destacados criadores do cenário internacional, o dinamarco-islandês Olafur Eliasson, atração principal do 17.º Videobrasil, que começa na sexta-feira.

O Estado de S.Paulo

25 de setembro de 2011 | 03h09

A exposição Olafur Eliasson - Seu Corpo da Obra é uma oportunidade de ver e experimentar, de forma abrangente, tanto trabalhos mais antigos e famosos do artista - como Waterfall (cachoeira), a instalação Take Your Time, feita com espelho - como obras recentes, deste ano. No Sesc Pompeia, por exemplo, Seu Caminho Sentido é um espaço de fumaça para o visitante andar em direção à luz, um labirinto de cores e sensações numa espécie de névoa. Na Pinacoteca, Seu Planeta Compartilhado é um impressionante caleidoscópio instalado no belvedere do museu. A exposição, com curadoria de Jochen Volz, ainda apresenta a obra inédita que Olafur criou com o cineasta brasileiro Karim Aïnouz, Sua Fogueira Cósmica, no Sesc Belenzinho.

O Videobrasil, voltado este ano não apenas na videoarte mas na produção artística contemporânea em geral, ganhou a escala de uma Bienal. Além da mostra individual de Olafur Eliasson, o festival, com curadoria-geral de Solange Farkas, apresentará, no Sesc Belenzinho, a exposição Panoramas do Sul, com quatro núcleos. Obras de artistas nacionais inscritos se misturam a de criadores latino-americanos, do Leste Europeu, Oriente Médio, Ásia e Oceania. / CAMILA MOLINA

OLAFUR ELIASSON

Quando: De 30/9 a janeiro. Onde: Sesc Belenzinho, Sesc Pompeia e Pinacoteca. Quanto: Grátis (nas unidades do Sesc) e R$ 6 (Pinacoteca)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.