Uma mudança bem-vinda de foco

A mudança de foco do festival permite a presença de músicos essenciais em Campos. E que mudança de foco é esta? Simples: um festival é, além dos concertos, um espaço para as músicas do nosso tempo. Os concertos mais instigantes distribuem-se de segunda a quinta e as apresentações ao gosto de públicos mais amplos preenchem o fim de semana.

João Marcos Coelho, O Estado de S.Paulo

01 Julho 2010 | 00h00

O Quarteto Arditti, por exemplo, está para a música contemporânea assim como o Alban Berg Quartet está para Mozart e Beethoven. Apenas em 2010 eles lançaram um álbum duplo com cinco quartetos e um trio do compositor francês radicados nos EUA Pascal Dusapin, de 55 anos (selo Aeon); o primeiro volume da integral dos quartetos do espanhol Cristóbal Halffter, 80 anos (selo Anemos); e acabam de lançar, este mês, Spiral of Light, com música contemporânea portuguesa (selo Etcetera). Ou seja, estão no clímax de uma carreira formidável.

Outros músicos presentes em Campos e São Paulo aos quais vale a pena atentar. Albrecht Meyer, primeiro oboísta da Filarmônica de Berlim, acaba de lançar dois CDs: um convencional, Voices of Bach, com English Concert e Trinity Baroque Choir (Decca); outro contemporâneo, com a música de câmara de Penderecki, polonês de 76 anos (DUX). O contrabaixista Herbert Mayr, spalla dos contrabaixos da Filarmônica de Viena, participa de um CD admirável, Bass Instinct, onde um sexteto de contrabaixos toca peças de um deles, Peter Herbert, e até uma de Charlie Mingus (Mediations).

Gilles Apap, o violinista francês, chuta no popular e no erudito - e vai mostrar isso em Campos. No primeiro quesito, escorrega para um crossover descartável (No Piano on That One, selo Apapaziz); mas no segundo sai-se muito bem na versão com quarteto de cordas de um concerto para violino e piano de Haydn, ao lado de Andreas Fröhlich ao piano e o Delian Quartet (CD Oehms). Viola do Ensemble InterContemporain, Christophe Desjardins lançou em fevereiro passado o álbum duplo solo Alto/Multiples (Aeon), onde vai de Hindemith a Berio, de Grisey a Nunes e Elliott Carter.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.