Uma mandala no centro da Pinacoteca

É uma obra poética a instalação Per gli Ucelli - ou Para os Pássaros -, que a artista gaúcha Vera Chaves Barcellos inaugura amanhã no espaço octógono da Pinacoteca do Estado. Sobre uma plataforma octogonal de vidro de 6 metros de diâmetro, iluminada na base, estarão 2.456 taças transparentes artesanais, uma diferente da outra, cada uma única, criadas especialmente por um fabricante de Canela (RS), Adriano Gloeden. A obra ainda se completa com sons de pássaros recompostos em uma peça sonora tomando o local. "Será como que uma mandala latejando, com as luzes se movimentando", diz Vera Chaves Barcellos, criadora ligada ao campo da fotografia e do uso da imagem.

Camila Molina, O Estado de S.Paulo

07 de maio de 2010 | 00h00

Quando convidada pelo curador da Pinacoteca, Ivo Mesquita, para exibir no Projeto Octógono de Arte Contemporânea, a artista descartou conceber uma obra em que usasse a fotografia. "É um lugar muito alto, tem de se pensar a maneira de preencher seu espaço vertical", afirma Vera. Pela primeira vez ela incorpora luz de uma maneira tão fundamental em sua obra e usa o som para completá-la. Diz que Per gli Ucelli tem algo de místico, sim, um centro luminoso, e é um trabalho que permite aberturas para o imaginário. "O fotográfico é objetivo."

A inspiração para a instalação Vera teve por duas raízes: o livro Per gli Ucelli, de Daniel Charles e sobre o compositor John Cage, que ela comprou na década de 1970 em Milão; e um trecho de história bíblica, que ela não consegue identificar com certeza, em que se tratava da descrição de um tesouro - "talvez do Rei Salomão". As luzes amarelas usadas na obra remetem, assim, ao dourado - e transformam a visão que podemos ter dos milhares do conjunto de taças, criando um misto de leveza e encantamento, atmosfera completada, ainda, pelo "voo" do som. A instalação se completa com vídeo e com desenhos.

VERA CHAVES BARCELLOS

Pinacoteca do Estado. Praça da Luz, 2, tel. 3324-1000. 3ª a dom.,

10 h/18 h. R$ 6 (grátis aos sábados). Até 4/7. Abertura amanhã, 11 h

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.