Uma homenagem a Milton Nascimento

Em sua oitava edição, o Troféu Raça Negra celebra músico em noite de gala na Sala São Paulo

, O Estado de S.Paulo

15 de novembro de 2010 | 00h00

É como um grito de guerra em favor da diversidade. Assim José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, define o Troféu Raça Negra, que neste ano chega à sua oitava edição - com cerimônia de entrega hoje, às 19h30, em evento de gala na Sala São Paulo. "Criamos o troféu para valorizar aqueles que trabalham pela inclusão do negro. Esse é ainda um tema espinhoso, difícil de trabalhar no País, e o fato de chegarmos a oito edições com reconhecimento é sinal de que nos firmamos e atingimos a maturidade", afirma o reitor.

O celebrado da festa neste ano é o cantor e compositor Milton Nascimento, cujas músicas serão interpretadas ao longo da noite por artistas como Alcione, Isabel Filardis, Jorge Vercilo, Simoninha, Leny Andrade e Lenine. "Será uma trilha musical baseada na obra do Milton, intercalada com a entrega das premiações", diz José Vicente. Milton, que estará presente, receberá ainda uma homenagem - só revelada na hora - dos atores Milton Gonçalves e Chica Xavier.

Segundo a organização, confirmaram presença artistas, esportistas e políticos como Antonio Pitanga, Robson Caetano, Benedita da Silva, Nando Cunha e André Ramiro. A apresentação ficará por conta de Paulo Betti e Sheron Menezes, repetindo dobradinha de 2008, com participação de Deo Garcês e Maria Ceiça.

Criado em 2000 - e com segunda edição apenas em 2004, antes de se tornar anual -, o prêmio comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, no dia 20, e é organizado pela ONG Afrobras, pela Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sociocultural e pela Faculdade Zumbi dos Palmares. "Anualmente, são escolhidas dez personalidades que, em suas áreas distintas, se destacaram. Eles são divididos por categoria, e quem diz qual é o melhor é o povo, que vota pela internet. Além disso, buscamos avaliar quais artistas e esportistas que, em sua trajetória, criaram espelhos positivos para o jovem e para a sociedade como um todo", diz José Vicente.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.