Tiago Coelho/Divulgação
Tiago Coelho/Divulgação

Uma Alice performática

Apesar do nome de tom imperial, Sissi Venturin nunca deu muita bola às princesas dos contos de fadas. Sua história preferida sempre foi outra. Menina ainda, protagonizou uma montagem infantil de Alice no País das Maravilhas. E o romance nunca lhe saiu da cabeça. Mas é só agora, passados quase 20 anos, que Sissi reencontra a mais célebre das personagens de Lewis Carroll para compor sua personagem em Alice, espetáculo que cumpre curta temporada a partir de hoje no Teatro Oficina.

Maria Eugênia de Menezes, O Estado de S.Paulo

06 de outubro de 2010 | 00h00

A montagem, que vem de Porto Alegre, vale-se de dois livros de Carroll. Além do Alice no País das Maravilhas, bebe ainda no Alice Através do Espelho. Quase nenhum dos textos utilizados foi adaptado. Sissi teve apenas o cuidado de selecioná-los e somar a eles algumas contribuições: dois textos, escritos por ela, e duas canções, também de sua autoria.

Na verdade, quase tudo em Alice foi feito pela atriz. Com pequenas variações no corpo e na voz, ela interpreta todos os personagens: do Chapeleiro Maluco à Rainha. São dela ainda a dramaturgia, a direção e muitos dos pequenos filmes que fazem parte do trabalho. "Tentei fazer algo próximo ao universo da performer, em que o artista tem um conceito muito autoral", diz ela, explicando que consegue ver ecos das artistas Marina Abramovic e Yoko Ono na peça.

Projetados a partir do teto, os vídeos cumprem a função de serem, ao mesmo tempo, cenário e iluminação. Acomodada em almofadas no chão, parte da plateia faz parte da encenação. Participa de um chá de "desaniversário". Deve tomar um suco de coração, feito com morangos. E comer marshmallows, como se devorasse pedaços de um coelho. "O livro é muito onírico. Quis fazer uma obra aberta, sensorial, e que pudesse dialogar com o público", comenta Sissi.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.