Um time de inquietos compõe mostra em junho

Ingressos para o BMW Jazz Festival começam a ser vendidos na terça

O Estado de S.Paulo

20 de abril de 2013 | 02h11

A programação do BMW Jazz Festival (cujos ingressos começam a ser vendidos na terça) não é novidadeira este ano, mas também não se pode dizer que suas estrelas sejam "conservadoras". Começando por Pat Metheny e pela inquieta contrabaixista e cantora Esperanza Spalding, que vem com uma big band de metais, é um time inquieto. Esperanza traz ao festival a saxofonista Tia Fuller, que toca na banda de Beyoncé e é um portento - além de regente, é uma fenomenal instrumentista.

Quase todos têm alguma passagem pelo legado da bossa nova. O "caçula" da programação é o baterista Johnathan Blake, que faz sua estreia no Brasil. Ele mostra seu celebrado disco Eleventh Hour, que contém um canção, Rio's Dream, embebida da atmosfera da música brasileira. Também contém uma versão de Dexter's Tune, de Randy Newman, originalmente composta para o filme Awakenings, de 1990. O álbum foi gravado com a banda de Blake, que inclui o tecladista Kevin Hayes, o baixista Ben Street, os saxofonistas Jaleel Shaw, Tim Warfield e Mark Turner, além de alguns convidados preciosos, como o trompetista Tom Harrel, o gaitista Grégoire Maret e o pianista Robert Glasper.

Os consagrados Joe Lovano, saxofonista de 61 anos, e Dave Douglas, trompetista de 50, montaram o projeto Sound Prints (alusão à composição Footprints, de Wayne Shorter). A homenagem a Shorter os traz ao Brasil acompanhados de Lawrence Fields (piano), Joey Baron (bateria) e Linda Oh (baixo). O show que trazem foi apresentado no ano passado no North Sea Jazz 2012, em Roterdã.

O multi-instrumentista Egberto Gismonti sobe ao palco com a Orquestra Corações Futuristas, banda formada por jovens. Houve boatos acerca da saúde de Gismonti, mas a curadoria disse que ele demonstrou grande entusiasmo com o projeto e está bem.

A organização do festival deve divulgar em cerca de 10 dias a programação do show gratuito ao ar livre no Parque do Ibirapuera, no dia 9, às 17h, que será realizado na área dos fundos do Auditório Ibirapuera, como já é tradição.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.