Um impacto transformador

Para a diretora Phyllida Lloyd, é possível ver em Meryl Streep características similares às de Margareth Thatcher. "Ela é uma figura pública, uma superstar global, que teve de fazer malabarismos para desenvolver uma importante carreira enquanto criava quatro filhos. Ela entende de liderança, que não tem nada a ver com quem grita mais alto. Trata-se de quem chega lá primeiro, quem é o último a sair, quem determina as horas de trabalho, quem dá o exemplo." Streep, claro, não tem uma equipe de bajuladores e lacaios à sua disposição. "Em algum nível básico, ela realmente adora atuar. Ela prefere atuar do que lidar com uma entourage. Por isso, ela não tem nenhuma", informa Lloyd. "Só dá para imaginar o impacto transformador sobre todos que a cercam."

Donna Freydkin, O Estado de S.Paulo

25 de dezembro de 2011 | 03h05

Sobre a transformação física para encarnar Margareth Thatcher, Streep adotou a abordagem mais leve. A equipe de maquiagem condensou o processo para menos de duas horas. "Há tantas, mas tantas atrizes que se preparam para sessões de fotos e precisam de mais tempo que isso", garante a atriz.

Phyllida Lloyd filmou a história fora de sincronia, de modo que Streep passou não mais do que três dias seguidos como a Thatcher idosa. "Quando se está encerrada numa coisa, pode-se sentir o movimento, os movimentos muito específicos que as pessoas idosas fazem. Não quero que o movimento seja prescrito pelas limitações dos protéticos", ressalta ela. Mais difícil foi ficar encurvada como Thatcher em seu declínio, tateando em volta como se estivesse no meio de uma cerração. "Ficar desse jeito por tantas horas a cada dia, isso foi a coisa mais dura. Foi doloroso. Mas eu melhorei minha postura. Nós todos temos aquela velha dama que vamos acabar sendo dentro de nós desde agora."

 

Tradução de Celso Paciornik

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.