
14 Abril 2011 | 06h00
"Pina me pediu para cuidar da primeira produção que fiz na companhia, Ein Trauerspiel (1994). Todo o nosso material está em suportes diferentes, desde VHS, Super 8 e DVDs. Tudo será arquivado, mas somente um dos registros será digitalizado em um sistema novo, cujo alto custo impede mais de uma digitalização para cada obra."
O trabalho consiste em assistir a dezenas de gravações de cada espetáculo que foram consideradas boas, classificar cada uma delas e eleger a que passará para o novo sistema.
"A classificação tem dois parâmetros: técnico e artístico. É necessário informar a duração, pois há diferença de tamanho entre as apresentações, se a filmagem é em close ou em meio close, como estão a iluminação, o som e a câmera, os detalhes técnicos da feitura daquela gravação." O arquivo tem papel central na continuidade da companhia. Agora mesmo, estão ensaiando Two Cigarrettes in the Dark, de 1985, a primeira produção dos novos diretores artísticos, Dominque Mercy e Robert Sturm, que assumiram a cia. depois da morte de Pina Bausch.
Regina Advento não tinha um papel importante em Ten Chi (2004), a coreografia trazida para a turnê brasileira, mas como está substituindo Nazareth Panadero, que precisou operar o joelho, aumentou a sua presença na obra. "São cenas muito diferentes das que habitualmente faço. Já havia substituído Nazareth duas vezes, mas não inteiramente, pois Pina dividiu, na ocasião, o papel dela entre Cristiana Morganti e eu. Mas como Cristiana também não pôde vir, assumi tudo. Foi um grande presente."
Encontrou algum erro? Entre em contato