TVs quebram recordes de audiência com a Copa

As estimativas indicam que as transmissões das partidas da Copa do Mundo deverão alcançar um total de 32 bilhões de telespectadores - mais do que qualquer outra Copa anterior.Segundo a empresa suíça Infront, que detém os direitos de transmissão das partidas, a audiência dos jogos da Copa na TV aumentou em vários países em relação aos últimos torneios.Na Holanda, quase 90% dos telespectadores viram os jogos de sua seleção. Em Portugal, o primeiro jogo contra Angola foi visto por mais de 80% da audiência, um terço a mais que na Copa de 2002.BrasilNa Alemanha, país sede da Copa, o jogo de abertura foi visto por mais de vinte milhões de pessoas - mais que qualquer outro jogo inicial de Copas passadas.O jogo da seleção alemã contra a Polônia chegou a ser visto por 25 milhões de alemães e bateu um recorde histórico de audiência para jogos de Mundial.Depois dos jogos com a seleção da casa as partidas com participação do Brasil são as mais vistas pelos telespectadores na Alemanha.Quatorze milhões de alemães viram o jogo da seleção brasileira contra a Austrália. É bom lembrar que a população total da Alemanha está por volta dos 80 milhões de pessoas.A televisões estatais alemãs ARD e ZDF transmitem a maior parte dos jogos na Alemanha. Pela primeira vez ha história um canal privado de TV, o RTL, também está mostrando alguns jogos.ImagensLeitores do site da BBC comentaram em e-mails que as imagens de jogos transmitidas da Alemanha seriam muito amplas, deixando os jogadores e a bola muito distantes.Nicola Taylor, diretora de comunicação da operadora HBS, responsável exclusiva pela geração de todas as imagens dos jogos, negou que o estilo de filmagem tivesse alguma motivação comercial, para talvez mostrar com destaque patrocinadores localizados nas laterais do campo.Taylor disse à BBC que a transmissão dos jogos segue os padrões estabelecidos pela Fifa, segundo os quais ?até quem não é fanático por futebol tem direito a entender o que está se passando em campo. Por isso há muitas cenas com um ângulo mais amplo, mostrando uma grande parte do gramado."?Se os patrocinadores quisessem aparecer mais, faria mais sentido aumentar o tamanho das propagandas ao invés de armar um pressuposto esquema para mostrá-las mais freqüentemente na TV?, disse a porta-voz.Taylor disse que a HBS quer mostrar os jogos da forma mais clara possível, para satisfazer uma audiência mundial muito heterogênea, e que as emissoras de cada país podem enriquecer a transmissão com cenas adicionais ou closes fornecidos pela HBS.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.