Divulgação/MSP
Personagens da Turma da Mônica aparecem de máscara para estimular proteção contra covid-19 Divulgação/MSP

Turma da Mônica e ONU Brasil se unem para divulgar recomendações de proteção na pandemia

Conteúdos ilustrativos dos personagens de Mauricio de Sousa serão publicados em diversos canais de comunicação e nas redes sociais

Camila Tuchlinski, O Estado de S.Paulo

03 de setembro de 2020 | 10h23

A Turma da Mônica e a Organização das Nações Unidas (ONU) lançam a campanha Verificado para combater a desinformação nesta pandemia do novo coronavírus. O objetivo é disseminar orientações e informações educativas sobre os cuidados que devem ser tomados para a proteção contra a covid-19

A partir desta quinta-feira, 3, conteúdos ilustrativos da Mônica e seus amigos serão publicados em diversos canais de comunicação e nas redes sociais - Facebook, Twitter, Instagram e outras - da ONU Brasil e da Turma da Mônica.

A campanha Juntos Contra o Coronavírus, da Mauricio de Sousa Produções, mostra engajamento nesse tema desde o início da pandemia, com as histórias dos personagens infantis aliadas à colaboração e ao desenvolvimento de ações que podem, de alguma forma, trazer benefícios para todos os cidadãos. 

Ilustrações como a do personagem Cascão lavando as mãos viralizaram nas redes sociais. De acordo com Mauricio de Sousa, a campanha Verificado é fundamental: “É mais uma necessária ação para a informação das crianças sobre os cuidados que devemos tomar diante desse vírus e que servirão para sempre daqui por diante. Nossa turminha não poderia ficar de fora de algo tão importante", enfatiza.

Com o mesmo propósito - o de ajudar a salvar vidas -, a ONU, que lançou o projeto para estampar os canais de comunicação com informações confiáveis, uniu-se à Turma da Mônica para aumentar a divulgação. "A internet é uma influência poderosa. É importante que a ONU permaneça como uma fonte de informações importantes e confiáveis por meio da campanha do Verificado", ressalta Kimberly Mann, diretora do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Turma da Mônica desenvolve cartilha com orientações para o uso de máscaras durante pandemia

Material foi desenvolvido em parceria com o Centro de Pesquisa em Alimentos da USP; saiba mais

Camila Tuchlinski, O Estado de S.Paulo

03 de junho de 2020 | 09h00

A Mauricio de Sousa Produções e o Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo (FoRC/USP) desenvolveram uma cartilha ilustrada com os personagens do Bairro do Limoeiro, da Turma da Mônica, para estimular e orientar o uso correto de máscara de proteção diante a pandemia do novo coronavírus. O material têm como base as orientações da ANVISA.

 

A cartilha "Como usar máscara para se proteger do coronavírus" apresenta instruções para o uso de máscaras descartáveis e as de pano reutilizáveis estão didaticamente detalhadas para que todos possam se proteger da melhor forma possível.

Em muitas localidades, o uso da máscara  contra covid-19 se tornou obrigatório, seja em estabelecimentos comerciais ou no transporte público e privado. Essa proteção facial é de extrema importância, pois evita que gotículas suspensas no ar - quando pessoas infectadas tossem, espirram ou simplesmente conversam - se espalhem. Por isso, Cebolinha, Jeremias, Milena, Magali e Mônica, todos devidamente protegidos usando máscara, mostram de uma forma fácil os cuidados básicos para manipular esse item. 

Para Mônica Sousa, diretora executiva da MSP, é muito importante intensificar os hábitos no combate ao vírus. Ela também ressalta a importância do material em tempos de fake news. "Buscamos produzir um material que contenha orientações de fontes seguras para que o combate à pandemia seja feito da forma mais correta possível. Para reforçá-las, utilizamos os personagens da Turma da Mônica, tão querida pelos brasileiros, para apresentar os cuidados de uma forma mais leve e didática", pontua.

Além da cartilha, a Mauricio de Sousa Produções tem realizado uma série de ações de conscientização. São diversos materiais informativos de prevenção e dicas para higienização de objetos utilizados no dia a dia durante esse período de quarentena. A empresa também está disponibilizando conteúdos educacionais e de entretenimento para os pequenos e fãs da Turma da Mônica durante o isolamento social.

A cartilha com orientações para o uso correto das máscaras estará disponível para consulta e compartilhamento nas plataformas digitais da Turma da Mônica, no Twitter, Instagram e Facebook.

Arraste a seta para o lado direito e explore o conteúdo da cartilha no perfil oficial da Turma da Mônica na rede social:

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.