Tufi Duek abre a SPFW na quarta

Embora as duas semanas de moda do Brasil (São Paulo Fashion Week e Fashion Rio) agora vivam sob o mesmo teto, ou seja, o grupo InBrands/Luminosidade, pouco foi alterado em termos de conteúdo, estrutura e timing de cada uma. Enquanto as temperaturas baixavam em São Paulo, as passarelas do Fashion Rio davam a largada para a temporada primavera-verão 2010/11, num total de 34 desfiles ? sim mais cedo do que o usual a fim de garantir um SPFW antes da Copa do Mundo ou, pelo menos, antes do primeiro jogo do Brasil. Em SP, tudo começa nesta quarta no prédio da Bienal. Serão 39 desfiles até a próxima segunda, dia 14, abrindo com a Tufi Duek (Forum volta a ser uma marca em si). A expectativa é que o clima esquente de fato, já que as passarelas do Rio ficaram apenas no morno (leia texto abaixo).

Lilian Pacce, O Estado de S.Paulo

06 de junho de 2010 | 00h00

Por aqui, Gisele Bündchen desfila pela primeira vez depois do nascimento de seu filho Benjamin, há seis meses. A seu lado, o ator Reynaldo Gianecchini ? tudo na Colcci no horário nobre de domingo. Michelle Alves faz Água de Coco, que se inspira nos Patrimônios da Humanidade da Unesco, e Raquel Zimmermann vem para a Animale.

Entre as internacionais, vai ter Paris Hilton para a Triton (quinta-feira com o ator Jonatas Faro), a checa Eva Herzigova para Adriana Degreas, Chanel Iman para Rosa Chá (que vem com música ao vivo da Stop Play Moon) e a Cia. Marítima importa 10 nomes para sua passarela, além de ter exclusividade da brasileira Isabeli Fontana.

Esta é a primeira vez de Adriana Degreas com sua moda praia, assim como Fernanda Yamamoto com coleção feminina e João Pimenta com masculina ? dois jovens talentos que prometem. Mas infelizmente um nome importante não vai comparecer: Huis Clos, assim como as "segundas marcas" Maria Garcia e Carlota Joakina.

Fora da Bienal, onde ocorre a maioria dos desfiles, a Cavalera escolhe a linda arquitetura dos anos 50 da Casa Panamericana, no Alto de Pinheiros. No domingo o dia começa na região da Água Branca: a Neon promete mostrar um surfe glam-urbano na piscina do Complexo Desportivo Baby Barioni, ali ao lado do parque, enquanto a Do Estilista, de Marcelo Sommer, leva os fashionistas à Villa Country, em frente do parque, em clima cigano.

Business. Antes dos desfiles, na terça às 13h30, um grupo eclético se reúne para debater questões sobre moda e economia criativa no auditório do MAM, no Parque do Ibirapuera. Entre os participantes, o estilista Ronaldo Fraga, os designers Fernando e Humberto Campana, a produtora cultural Lala Deheinzelin e o empresário Armand Hadida (das lojas L"Eclaireur e da feira de negócios Tranoi de Paris). Uma discussão que merece ser seguida.

E durante este SPFW será anunciada uma nova feira de negócios capitaneada pelo evento (leia-se InBrands/Luminosidade) em associação com o grupo de Armand Hadida. A primeira edição está prevista para junho de 2011 e o local deve ser a Oca, ao lado da Bienal, que é o QG dos desfiles.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.