Tudo que o céu permite a Sirk e Hudson

Um Encontro com Seu Ídolo!

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

22 de julho de 2010 | 00h00

15H50 NA GLOBO

(Win A Date With Tad Hamilton!). Direção de Robert Luketic, com Kate Bosworth, Topher Grace, Josh Duhamel, Nathan Lane, Gary Cole.

Com aquela carinha de bom moço, Topher Grace tem se prestado a criar personagens com um lado escuro, como sabem os espectadores da série Homem-Aranha. Ei-lo que volta amanhã em Os Predadores, versão Robert Rodriguez, com a cortesia de Alice Braga no elenco. À espera, veja-o como bom rapaz nesta comédia sobre garota que se inscreve num concurso para ficar com famoso astro. Ela o faz para ver se justamente Grace reage - o cara é travado e não se declara, como a moça vem esperando há anos. Acredite - direção e elenco superam limitações e transformam o cartaz da Sessão da Tarde num programa dos mais simpáticos. Reprise, colorido, 95 min.

Fantasmas de Marte

23H15 NA BAND

(John Carpenter''s Ghost of Mars). EUA, 1998. Direção de John Carpenter, com Natasha Henstridge, Ice Cube, Jason Statham, Cléa Duvall, Pam Grier, Joanna Cassidy.

John Carpenter já foi chamado de príncipe do terror, mas bem poucas de suas fantasias resistem à revisão. Nesta ficção científica, ele meio que transpõe para o espaço a trama de Assalto ao 13º DP, que ambientara em terra (ou na Terra). Mulher policial, a sexy Natasha Henstridge, de A Experiência, une-se a criminoso para caçar os fantasmas do título, que estão fazendo vítimas em colônias em áreas remotas do planeta Marte. Este é um típico Carpenter ruim, apesar da atriz. Reprise, colorido, 98 min.

Intercine

1H50 NA GLOBO

A emissora exibe o preferido do público entre - Sequestro, Chantagem e Morte, de Scott Ziehl, com Dominic Purcell como homem que descobre plano de sequestro e resolve se antecipar aos criminosos, mas tudo se complica; e A Guerra das Perucas, de Barry Levinson, com Barry McEvoy, Brian F. O"Byrne, Anna Friel e Billy Connolly, que aborda os conflitos entre católicos e protestantes na Irlanda por meio das disputas entre dois fabricantes de cabeleiras postiças.

Amanhã

A Globo exibe amanhã, no Intercine, o preferido do público entre - O Lutador, de Isaac Florentine, sequência de O Imbatível, com Michael Jai White no papel de Ving Rhames como pugilista que vai gravar comercial na Rússia, é vítima de uma armação e tem de participar de luta decisiva; (EUA, 2006, fone 0800- 70-9011); e Notas Sobre Um Escândalo, de Richard Eyre, com Judi Dench, Cate Blanchett, Tom Georgeson e Michael Maloney, baseado na peça de Patrick Marber sobre professora que tem um caso com aluno e é denunciada por colega homossexual, a cujas investidas ela vinha resistindo (Inglaterra, 2006, fone 0800-70-9012).

TV Paga

O Homem Que Desafiou o Diabo

22 H NO CANAL BRASIL

Brasil, 2007. Direção de Moacyr Góes, com Marcos Palmeira, Flávia Alessandra, Fernanda Paes Leme, Lívia Falcão, Sérgio Mamberti.

Baseado no romance As Pelejas de Ojuara, de Nei Leandro de Castro, o filme conta a história de sujeito boêmio que é "domesticado" pela mulher e o sogro. Mas ele se rebela, aplica um corretivo em ambos e sai pelo mundo em busca de uma vida de aventuras. Animado pelo apetite sexual de seu personagem, o diretor Góes fez um filme cheio de energia, do qual Marcos Palmeira é protagonista absoluto. Programa simpático, para dizer-se o mínimo, não merecia o desdém com que foi tratado pela maioria da crítica. Reprise, colorido, 106 min.

Tudo Que o Céu Permite

20H15 NO TELECINE CULT

(All That Heaven Allows). EUA, 1955. Direção de Douglas Sirk, com Jane Wyman, Rock Hudson, Agnes Moorehead, Conrad Nagel, Virginia Grey.

O segundo da série de melodramas do grande Sirk com Rock Hudson - após Sublime Obsessão, também com Jane Wyman - conta a história de viúva negligenciada pelos filhos. Eles a presenteiam, com uma televisão, que ainda era novidade na época, e esperam que vovó se aquiete. Mas Jane se envolve com jardineiro e vira motivo de escândalo para todos - filhos, amigos, a sociedade em geral. Como todo filme de Sirk, este trata de família e denuncia a hipocrisia social. Um filmaço, que acaba de sair em DVD (pela Versátil). Nos anos 1970, foi refeito na Alemanha como Ali - O Medo Devora a Alma, por Rainer Werner Fassbinder. Reprise, colorido, 89 min.

A Batalha de San Pietro

3H10 NO TELECINE CULT

(The Battle of San Pietro). EUA, 1944. Direção de John Huston.

Segundo dos três documentários que o diretor Huston fez como parte do esforço de guerra de Hollywood, entre 1943 e 45. O primeiro foi Report from the Aleutians e o terceiro (e último), Let There Be Light, que Andrei Konchalovski usou - parte, pelo menos - em Os Amores de Maria. O tema, aqui, é campanha norte-americana na Itália, no Vale de San Pietro, onde morreram cerca de mil soldados. Um documento de valor inestimável, que vale conhecer. Reprise, preto e branco, 35 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.