Truffaut e western cult de Hawks

Simão, o Caolho

LUIZ CARLOS MERTEN, O Estado de S.Paulo

01 de julho de 2012 | 03h10

11H45 NA CULTURA

Brasil, 1952. Direção de Alberto

Cavalcanti, com Mesquitinha, Raquel Martins, Carlos Araújo,

Um ano após sua saída da Vera Cruz - era o responsável pela produção artística do estúdio que queria ser a Hollywood brasileira -, Cavalcanti fez esta comédia que se tornou clássica. Mesquitinha faz o caolho do título, que vive de pequenos golpes até que olho falso lhe permite ingressar na política. Reprise, preto e branco, 95 min.

Super-Herói

13H55 NA GLOBO

(Superhero). EUA, 2008. Direção de Craig Mazin, com Drake Bell, Sara

Paxton, Christopher McDonald, Kevin Hart, Brent Spiner, Jeffrey Tambor.

Picado por libélula que foi modificada geneticamente, sujeito vira super-herói, mas, ao contrário do Homem-Aranha, ele é atrapalhado e mata as vítimas que pretende ajudar. Paródia de gênero, dá para rir um pouquinho. Reprise, colorido, 105 min.

François Truffaut, Uma

Autobiografia

15 H NA CULTURA

(François Truffaut, Une Autobiographie). França, 2004. Direção de Anne Andreu.

A emissora reprisa o documentário que conta a história do diretor francês e que mostra como sua infância carente se refletiu na obra. Woody Allen e Catherine Deneuve estão entre os que opinam sobre Truffaut, e ressaltam a sua importância. Reprise, colorido, 54 min.

Manuela Sáenz

23 H NA TV BRASIL

(Manuela Sáenz). Venezuela, 2001. Direção de Diego Rísquez, com

Beatriz Valdés, Mariano Álvarez,

Erich Wildpret, Asdrúbal Meléndez.

Realidade ou fantasia? Em meados do século 19, baleeira chega a remoto porto pesqueiro do Peru. Um dos tripulantes, Herman Meville, quer ser escritor e pretende contar a história de uma baleia gigantesca chamada Moby Dick. Ao descobrir que ali mora a ex-amante de Simón Bolívar, ele muda de projeto e começa a escrever a história de Manuela Sáenz. Programa curioso, venceu prêmios em vários festivais. Inédito, colorido, 97 min.

U.S. Marshals - Os Federais

23H05 NA GLOBO

(U.S. Marshals). EUA, 1998. Direção de Stuart Baird, com Tommy Lee Jones, Wesley Snipes, Robert Downey Jr., Joe Pantoliano, Kate Nelligan.

Na sequência de O Fugitivo, Tommy Lee Jones une-se a Robert Downey Jr. na caçada a presidiário que some após desastre com o avião que o transporta. Mas Wesley Snipes não é quem aparenta ser. Boa ação. Reprise, colorido, 138 min.

TV Paga

El Dorado

17H40 NO TCM

(El Dorado). EUA, 1967. Direção de Howard Hawks, com John Wayne, Robert Mitchum, James Caan, Arthur Hunnicutt, Michele Carey.

Variação de Rio Bravo, Onde Começa o Inferno. O velho xerife John Wayne ganha ajuda do bêbado Robert Mitchum para guardar cadeia. Ação, humor, violência - tudo o que você espera de um grande western. Reprise, colorido, dublado, 126 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.