'Tropa de Elite 2' fora do Globo de Ouro

Tropa de Elite 2 está fora da disputa ao Globo de Ouro 2011, cujos indicados serão divulgados em 15 de dezembro. O prêmio da crítica estrangeira de Hollywood para os melhores filmes do ano exige que os indicados a melhor produção estrangeira tenha estreado em seu país de origem até 14 meses (entre 1º de novembro e 31 de dezembro) do ano anterior à entrega dos prêmios. Como Tropa 2 estreou no Brasil em outubro de 2010, o filme não pode, portanto, concorrer. "A gente não tinha checado este detalhe, já tinha marcado até uma sessão para os votantes durante o feriado, mas acabamos pegos de surpresa por isso", comentou Marcos Prado, produtor de Tropa 2, ao Estado. "É claro que o Globo de Ouro é uma vitrine muito interessante para que as pessoas possam assistir. Há muitos filmes bons estrangeiros, são 61 só este ano, que passam batidos. Mas nossa campanha para o Oscar segue."

FLAVIA GUERRA, O Estado de S.Paulo

16 de novembro de 2011 | 03h07

De fato a desclassificação do Globo de Ouro não impede a corrida a uma vaga entre os cinco finalistas ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. "Para concorrer, o filme tem de ter estreado no País no ano anterior e ter sido indicado pela comissão de cada país na data prevista, o que ocorreu com o Tropa 2."

Prado também explica que, por regra, os candidatos a finalistas do Oscar Estrangeiro - que serão anunciados no dia 24 de janeiro - não precisam ter entrado em cartaz nos EUA. "Teríamos de estrear nos EUA se quiséssemos concorrer aos prêmios paralelos. Mas, para chamar atenção dos votantes, obviamente colocamos o filme em cartaz em circuito alternativo, em Nova York, onde fizemos sessões com debates e a presença do Padilha, e Los Angeles. O público foi super variado, não tinha só brasileiro."

O filme, que tem recebido boas críticas da imprensa americana, estreia em Los Angeles nesta sexta e em outras 25 cidades, incluindo Seattle, Chicago, Phoenix e Denver, a partir do dia 25.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.