Trio Retrofoguetes faz hoje primeiro de três shows em SP

O trio baiano Retrofoguetes saiu na frente, em 2002, nessa crescente tendência de bandas que produzem música instrumental dançante a partir do rock. Os músicos fazem hoje, no Studio SP, o primeiro de três shows em São Paulo, dando ênfase ao repertório do novo e independente álbum, "Chachachá". Na sexta, eles se apresentam ao vivo na TV Trama, às 16 h, e no domingo tocam na Virada Cultural Paulista, às 14 horas, no Palco do Povo, em Presidente Prudente.

AE, Agência Estado

19 de maio de 2010 | 10h33

Além de Morotó Slim (guitarra, guitarra baiana, violão, lap steel e voz em uma faixa), Rex (bateria, castanholas e pandeirola) e CH Straatmann (contrabaixo elétrico e acústico), o CD tem o dedo do maestro Letieres Leite (criador da Orkestra Rumpilezz), que assina os arranjos de sopro, e a guitarra baiana de Aroldo Macedo, filho de Osmar, criador do instrumento que revolucionou a música baiana nos anos 1950.

Apesar de distribuírem fotos em que fazem poses que lembram os alemães do Kraftwerk, Straatmann faz questão de frisar que a música deles nada tem de eletrônica. "Somos analógicos, nossos instrumentos são tocados. O Kraftwerk é uma banda que curtimos, mas a influência estética vem principalmente de filmes e seriados B de ficção científica. Muito do que ouvimos, lemos ou gostamos pode vir a influenciar nossa música em alguns aspectos", diz o baixista. "A surf music continua sendo um viés forte no nosso trabalho, os timbres e intenções estão todos lá."

No segundo disco de carreira (eles também gravaram um só com músicas de Natal em 2004), o trio de Salvador decidiu explorar mais "a capacidade de compor variados temas", mas suas principais características ''sonoras e pessoais'' prevalecem. "Creio que conseguimos criar uma identidade muito própria, mesmo tocando coisas diferentes. Decidimos trabalhar para a música, então se surgia um tango ou um mambo entre nossas composições, o que fazíamos era tentar tocar aquilo com real sinceridade. Esse tem sido o nosso caminho", diz o músico. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Retrofoguetes - Studio SP (Rua Augusta, 591). Tel. (011) 3129-7040. Lançamento do CD "Chachacha". Por volta de meia-noite e meia. R$ 20 e R$ 10 (com nome na lista).

Tudo o que sabemos sobre:
músicaRetrofoguetes

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.