Tosca, uma experiência inesquecível

Ghost - Do Outro Lado da Vida

Ubiratan Brasil, O Estado de S.Paulo

12 de novembro de 2010 | 00h00

15H35 NA GLOBO

(Ghost). EUA, 1990. Direção de

Jerry Zucker, com Patrick Swayze, Demi Moore, Whoopi Goldberg.

Jovem e bem-sucedido executivo é brutalmente assassinado, mas seu espírito não consegue passar do mundo material para o espiritual e então decide ficar na Terra para ajudar sua namorada, ameaçada por amigo sem escrúpulos e pelo bandido que o matou. Como no princípio não consegue se comunicar com os vivos, recorre a uma confusa e divertida médium. Grande sucesso de bilheteria no início dos anos 90, o filme impulsionou a carreira de Demi Moore, que já estava ascendente. Apesar de hoje parecer meio meloso, o longa vale pela presença de Whoopi Goldberg como a médium. Oscar de melhor atriz coadjuvante (o outro prêmio foi para roteiro original), ela garante a diversão. Reprise, colorido, 122 min.

Tosca

22 H NA CULTURA

(Tosca). França, 2001. Direção de Benoît Jacquot, com Angela Gheorghiu, Roberto Alagna, Ruggero Raimondi.

A ópera de Giacomo Puccini tem três atos, o que inspirou o diretor Jacquot a desenvolver sua narrativa em três planos: a recriação realista da ação da ópera, um documentário sobre os locais em que se passa Tosca, em Roma, e outro documentário sobre o trabalho de estúdio, enquanto o maestro dirige a orquestra e os cantores registram sua voz. Fugindo do academicismo, o cineasta conseguiu um resultado deslumbrante, que valoriza a música como reforça seu caráter dramático. Um filme diferente, próprio para quem é aberto a experimentações. Reprise, colorido, 120 min.

Happy Hour

22 H NA REDE BRASIL

(Haapy Hour). EUA, 2003. Direção de Mike Bencivenga, com Anthony Lapaglia, Eric Stoltz, Caroleen Feeney.

Aspirante a escritor e em crise no emprego tem amigo que o apoia em todas as horas. Ele conhece uma garota por quem se apaixona e a vida começa a fazer sentido, mas o herói descobre que tem uma doença incurável e está morrendo. Roteiro um tanto confuso, mas o filme conta com bons momentos de humor, especialmente nos diálogos inteligentes e nas boas atuações dos atores. Reprise, colorido, 90 min.

Timbila e Marimba Chope

22 H NA TV BRASIL

(Timbila e Marimba Chope).

Moçambique, 2010. Direção de Aldino Languana.

Timbila é um instrumento de percussão utilizado pela etnia chope, da província de Gaza, no sul de Moçambique, proclamada obra-prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Unesco. É sobre a origem desse instrumento que trata o documentário. A conferir. Inédito, colorido, 52 min.

Um Passaporte Húngaro

23 H NA TV BRASIL

Brasil, 2001. Direção de Sandra Kogut.

A requisição de passaporte de uma família estrangeira é a chave para uma investigação sobre identidade, nacionalidade e herança cultural. Foi o que inspirou Sandra Kogut a mostrar a burocracia ao requer um passaporte húngaro, a que tem direito, por sua ascendência. Tudo é tão complicado e difícil que ela se questiona se vale a pena. O assunto serve também para discutir o que define uma identidade. Reprise, colorido, 71 min.

O Apocalipse

23H10 NO SBT

(10.5 Apocalypse). EUA, 2005. Direção de John Lafia, com Kim Delaney, Dean Cain, David Cubitt, Oliver Hudson.

Um abalo sísmico na costa oeste dos EUA ameaça abrir uma falha geológica no Texas, o que provocaria uma catástrofe sem precedentes, pois, na área, além de duas grandes usinas atômicas, vivem milhões de pessoas. Sem interesse. Reprise, colorido, 167 min.

Lembranças Macabras

1H05 NA REDE BRASIL

(Skeleton in the Closet). EUA, 2002. Direção de Wayne Powers, com Treat Williams, Linda Hamilton.

Homem é forçado a se confrontar com a possibilidade de o filho de 18 anos ser um serial killer. A dúvida é se ele realmente é culpado ou se o homem está paranoico, especialmente depois que um incêndio matou sua mulher. Thriller psicológico a ser observado. Reprise, colorido, 92 min.

Intercine

1H50 NA GLOBO

A emissora exibe o preferido do público entre Minority Report - A Nova Lei, de Steven Spielberg, com Tom Cruise, Samantha Morton, Colin Farrell, Max Von Sydow, sobre unidade de elite de justiça, a Pré-Crime, que, em 2054, combate crimes que ainda não aconteceram, a partir de informações obtidas com três paranormais. Os métodos da instituição são questionados quando o chefe da unidade é acusado de crime que ainda não cometeu. Sem meios de se defender, ele se torna fugitivo dos próprios colegas; e A Luta Pela Esperança, de Ron Howard, com Russell Crowe, Renée Zellweger, Paul Giamatti, baseado na história do pugilista James J. Braddock, que foi trabalhar como estivador para sustentar a família durante a depressão dos anos 30, mas teve a chance de retornar ao ringue, graças ao empenho e dedicação de seu empresário.

Megiddo

3H30 NA REDE BRASIL

(Megiddo). EUA, 2001. Direção de Brian Trenchard Smith, com Michael York, Michael Biehn.

Empresário poderoso e o presidente dos Estados Unidos entram em conflito de caráter religioso que pode resultar no apocalipse. Reprise, colorido, 105 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.