'Tosca' abre temporada lírica do Teatro São Pedro

Vinte e um anos depois, o barítono Rodrigo Esteves e o diretor cênico Fernando Bicudo voltam a encontrar-se, na montagem de "Tosca", de Puccini, que abre hoje à noite a temporada lírica do Teatro São Pedro. Em 1989, Esteves estreava no coro do projeto Ópera Brasil, de Bicudo, na montagem de "Um Baile de Máscaras", de Verdi, no Teatro Municipal de São Paulo. De lá para cá, sua carreira se projetou internacionalmente.

AE, Agência Estado

29 de abril de 2010 | 10h03

Ele faz o tenebroso Barão Scarpia, chefe de polícia que alicia a cantora Tosca (Ana Paula Brunkow), ameaçando torturar seu amante, o pintor Mario Cavaradossi (vivido pelo ótimo Rubens Medina). A direção de cena é de Bicudo e os figurinos são de Claudinei Hidalgo. Participam o Coral Lírico Cia. de Ópera, preparado por Dalete Alécio. Como a orquestra permanente do teatro só estreará na próxima montagem deste ano, foi convocada para a Tosca a Orquestra Sinfônica da USP, regida por Ligia Amadio.

Puccini seguiu à risca a regrinha de que é preciso "sobressaltar emocionalmente o espectador". Para isso, ele usa um afiadíssimo senso teatral, timing e um dom melódico conciso que aflora com destaque na trinca Manon Lescaut, La Bohème e Tosca. Ele exibe um saldo inalcançável por qualquer outro compositor lírico: 10 de suas 12 óperas frequentam com assiduidade as temporadas líricas no mundo inteiro. E as três citadas pulsam no inconsciente coletivo e permanecem entre as mais encenadas e gravadas. Mosco Carner, seu biógrafo, assinala que suas óperas jamais são "aborrecidas ou prolixas". E aí está seu segredo, que torna a Tosca eletrizante para o público. Em Puccini, o aparato cênico combina-se com os cantores e a orquestra visando a conquistar o máximo de efeito dramático. "Tenho mais coração do que cérebro", costumava dizer. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tosca - Teatro São Pedro (636 lugares). Rua Barra Funda, 171, Barra Funda. Tel. (011) 3667-0499. 180 minutos (com intervalo). Hoje, terça (4/5) e quinta (6/5), às 20h30; domingo (2/5) e sábado (8/5), às 17h. R$ 20 e R$ 10.

Mais conteúdo sobre:
músicaóperaTeatro São Pedro

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.