Divulgação
Divulgação

'Top Model' volta ao ar hoje no canal Viva

Novala de 1989 que revelou Flávia Alessandra e Gabriela Duarte será reprisada às 15h30

Aline Nunes - Jornal da Tarde ,

19 de dezembro de 2011 | 10h12

O estereotipo de bom moço não cativava o ator Taumaturgo Ferreira. Na ficção, o barato dele era vestir a camisa de personagens mais malucas. Além disso, na vida real, ele e Malu Mader haviam acabado de se separar. Enquanto isso, Marcelo Farias, Gabriela Duarte, Flávia Alessandra e Evandro Mesquita faziam sua estreia em um set de gravação. Nessa passarela, o casting de Top Model (1989) tinha tudo para tropeçar. Na prática, porém, sob a costura do diretor Roberto Talma e a maquiagem final do supervisor Daniel Filho, o folhetim foi encarado quase como uma peça de alta-costura de Coco Chanel aos olhos de quase 4 milhões de brasileiros que assistiram à trama diariamente. Diante desse sucesso, depois de ser vendida para mais de 15 países, a novela Top Model, de Walther Negrão e Antonio Calmon, será reprisada a partir de hoje, às 15h30, no Canal Viva.

É uma nova chance para o público gargalhar com o surfista quarentão Gaspar (Nuno Leal Maia) e os seus filhos grifados: Elvis Presley (Marcelo Faria), Ringo Starr (Henrique Farias), John Lennon (Igor Roberto Lage), Jane Fonda (Carol Machado) e Olívia (Gabriela Duarte).

 

E torcer para a atrapalhada Naná (Zezé Polessa) fisgar o coração de Gaspar, abandonado por cinco mulheres. Ou, claro, acompanhar o romance carro-chefe da atração, entre o grafiteiro Lucas (Taumaturgo Ferreira) e a modelo Duda (Malu Mader). Uma parceria em que, no início, Taumaturgo não apostava. "A Malu era ótima. O problema era que eu rejeitava o papel, por ser aquele mocinho galã", lembra o ator. "Mas, ultimamente, consigo entender como ele foi importante." Hoje cinquentão, depois de acumular mais de 20 trabalhos na TV, entre séries e novelas, diz que ainda é abordado para falar de Lucas.

 

Malu Mader tem sua explicação para a popularidade da trama. "Foi uma novela com muitos jovens. Então, hoje, ela faz parte da memória afetiva de quem era adolescente na época." O clima praiano, segundo a atriz, também foi um atrativo. "A novela era muito solar. Eu, por exemplo, podia chegar ali, sem maquiagem, mergulhar e gravar. A idade permitia (naquela época, ela estava com 23 anos. Hoje, tem 45)", diz Malu, que carrega boas lembranças do período. "Nessa época, também comecei a namorar com o Tony (Bellotto, atual marido), então, a guardo com muito carinho."

Por isso, Malu pretende rever Top Model, entre um roteiro e outro que tem feito para o cinema, e incluir a novela entre os filmes de Orson Welles, Woody Allen e Pedro Almodóvar, que costuma assistir para abastecer suas referências.

Alexandre Frota, outro galã da trama, que fez par com Suzy Rêgo, também quer assistir. "A novela foi marcante, começou ali minha parceria com Roberto Talma", conta, e diz manter contato com Nuno Leal Maia, Malu Mader e Evandro Mesquita - que agitava as gravações na praia da Macumba, no Rio, cantando, nos intervalos, músicas da Blitz.

Para quem embarcar na nostalgia, vale prestar atenção nas pontas de Marília Pêra, Regina Duarte, Susana Vieira e Rita Lee. Uma dica: as personagens delas foram casadas com um surfista.

Tudo o que sabemos sobre:
televisãoTop ModelViva

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.