PUBLICIDADE

Tok & Stok inicia comércio eletrônico em janeiro

Por Agencia Estado
Atualização:

A Tok & Stok, uma das principais lojas de móveis do País, anunciou para o início de 2001 sua primeira empreitada no comércio eletrônico. O diretor do novo site, Michel Caro, afirma que a empresa destinou investimentos de R$ 1,5 milhão para a criação de uma loja virtual, que deverá ser inaugurada na rede até o final de janeiro, no endereço www.tokstok.com.br. Caro declara que o investimento será o mesmo necessário para a construção de uma "loja de tijolos" da marca. A empresa, que faturou R$ 220 milhões este ano, ainda não tem idéia do volume de negócios que o site deverá gerar. "O espaço virtual poderá responder por 2% ou até 15% das vendas da empresa, não é possível prever", diz Caro. Segundo o executivo, o site trará informações sobre tendências e design e um catálogo de consultas virtual dos modelos dos móveis. Na primeira fase, os internautas poderão comprar acessórios para a casa e produtos que fazem parte do setor de "faça você mesmo" (self service) das lojas da marca. A venda de móveis ficará para uma segunda fase. De acordo com Caro, o projeto de criação do site demorou seis meses. Ao estudar casos de outras companhias, a empresa, segundo ele, parece ciente de que os resultados não serão imediatos. "Pode demorar até alcançarmos o volume desejado de vendas pela Internet". O site, que terá 2.000 itens à venda, terá um plano de logística próprio, diferente das "lojas de tijolos" da Tok & Stok. Segundo Caro, a Metrolog, filial da transportadora Metropolitan para o setor de comércio eletrônico, será a responsável pelas entregas dos produtos aos internautas. A empresa Virtualog cuidará do rastreamento dos pedidos e vai gerenciar as expedições. A administração do estoque será distinta das outras 19 lojas da empresa em outro País, que são abastecidas principalmente pelo Centro de Distribuição (CD) da Tok & Stok, que tem 20 mil metros quadrados e está localizado em Barueri (SP). Deste CD, são expedidas 500 mil peças por mês para os diversos endereços no Brasil, segundo informou o gerente de logística da empresa, Leonardo Duarte. "São 280 carretas por mês, de cinco transportadoras, que saem do CD para os endereços das empresas; outras 50 vans transportam mercadorias das lojas para os nossos clientes todos os dias", conta. Para a loja virtual, a Tok & Stok preferiu novos parceiros, que cuidarão especificamente dos internautas. "É um processo diferente, pois temos de acompanhar a entrega de um pacotinho num só endereço", explica Caro. Ele acredita que a loja poderá atrair principalmente os internautas que estão montando e decorando suas casas e não podem perder muito tempo. Uma das novidades do site, segundo Caro, será o lançamento de uma lista virtual de casamentos. "Vai facilitar muito a vida dos noivos e dos clientes procurar os presentes pela Internet", acredita.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.