Todas as faces do poeta Drummond

A Máscara do Zorro

LUIZ CARLOS MERTEN, O Estado de S.Paulo

17 de agosto de 2012 | 03h07

15H40 NA GLOBO

(The Mask of Zorro). EUA, 1998. Direção de Martin Campbell, com Antonio Banderas, Anthony Hopkins, Catherine Zeta-Jones, Stuart Wilson, Matt Letscher, Maury Chaykin.

No primeiro filme com Antonio Banderas na pele do justiceiro mascarado, um jovem Zorro reluta em aceitar a função, no momento em que o velho (Anthony Hopkins) está se aposentando. Grande ação, mas, como observa Leonard Maltin em seu guia de filmes, o diretor Campbell empenha-se em oferecer um pouco mais de tudo - ação, romance, humor, etc. Isso dá ao filme um aspecto vertiginoso. Com um pouco 'menos', seria melhor (para a respiração do espectador). Reprise, colorido, 138 min.

A Grande Viagem

22 H NA CULTURA

(Le Grand Voyage). França/Marrocos, 2006. Direção de Ismael Ferroukhi, com Nicolas Cazalé, Mohamed Majd, Jacky Nercessian, Ghina Ognianova, Kamel Belghazi.

A emissora reprisa, agora dublado e no horário da Mostra, o longa sobre pai e filho que viajam a Meca, para realizar o sonho do velho imigrante que está morrendo. Ambos sempre estiveram distantes um do outro, embora próximos, e agora vão aprender a se conhecer. Vale a fórmula - se é filme da Mostra, é bom. Reprise, colorido, 108 min.

Brasileirinho

22H30 NA TV BRASIL

Brasil, 2007. Direção de Mika

Kaurismaki.

Altamiro Carrilho, que morreu anteontem, foi um dos grandes artistas do choro. E hoje a TV Brasil reprisa o documentário do finlandês Mika Kaurismaki sobre esse gênero musical, com depoimentos e apresentações de figuras antológicas como Zezé Gonzaga, Ademilde Fonseca, Guinga e Maurício Carrilho (sobrinho de Altamiro). Um belo trabalho do irmão de Aki, que vive parte do tempo no Brasil (e ama a MPB). Reprise, colorido, 90 min.

Redline - Velocidade Sem

Limites

22H45 NO SBT

(Redline). EUA, 2007. Direção de

Andy Cheng, com Nathan Phillips,

Nadia Bjorlin, Angus MacFadden,

Tim Matheson.

Filha de um corredor que morreu nas pistas inicia carreira em corridas ilegais, patrocinadas por chefões da Máfia. O fato de ela ser bela e sexy incrementa a adrenalina. Velozes e Furiosos em versão feminina - veloz e furiosa. Mas não se anime muito. O resultado não vale grande coisa. Reprise, colorido, 100 min.

A Viúva da Colina

23 H NA REDE BRASIL

(Widow on The Hill). EUA, 2005.

Direção de Peter Svatek, com Natasha Henstridge, James Brolin.

Enfermeira vira suspeita da morte de paciente com quem se casou e o cara lhe deixou uma fortuna. Natasha Henstridge foi a bela Donna de Fábio Barreto, mas o filme brasileiro não fez justiça à sua beleza nem ao seu talento. Reprise, colorido, 85 min.

Quem Tem Medo de Wilhelm Reich?

0H15 NA CULTURA

(Who's Afraid Of Wilhelm Reich?).

Áustria, 2009. Direção de Antonin

Svoboda e Nicolas Dabelstein.

Comunista ferrenho, Wilhelm Reich emigrou para os EUA e virou William Reich, tentando conciliar Marx e Freud e o conceito do orgasmo como libertação (política e social). A contracultura dos anos 1960/70 e o flower power erigiram um culto a Reich. É um autor que vale conhecer - e sobre o qual refletir. Reprise, colorido, 60 min.

TV Paga

O Padre e a Moça

17H05 NO CANAL BRASIL

Brasil, 1966. Direção de Joaquim Pedro de Andrade, com Helena Ignez, Paulo José, Mário Lago, Fauzi Arap.

Um dos clássicos do Cinema Novo, livremente adaptado de poema de Carlos Drummond de Andrade (Negro Amor de Rendas Brancas). O jovem padre de uma pequena cidade no interior de Minas se envolve com bela paroquiana. Rigoroso, o filme cria sua atmosfera a partir de elaborada fotografia em preto e branco. Joaquim Pedro e o fotógrafo Mário Carneiro nasceram um para o outro. O elenco agrega - foi a estreia de Paulo José, e como ele já era bom. Reprise, 93 min.

A General

20H25 NO TELECINE CULT

(The General). EUA, 1927, Direção

de Buster Keaton e Clyde Bruckman, com Buster Keaton, Marion Mack,

Glen Cavender.

Uma das grandes comédias do cinema e a melhor de Buster Keaton no período silencioso. Ele se envolve em roubo de trem durante a Guerra Civil norte-americana. Prepare-se para rir muito. Reprise, preto e branco, 75 min.

Poeta de Sete Faces

22 H NO CANAL BRASIL

Brasil, 2002. Direção de Paulo Thiago.

Justamente no dia em que reapresenta o clássico O Padre e a Moça, o Canal Brasil exibe à noite o docudrama do mineiro Paulo Thiago que investiga vida e obra de Carlos Drummond de Andrade, com base no Poema das Sete Faces, publicado no livro Alguma Poesia. Importantes personalidades dão depoimentos (Mário Chamie, Affonso Romano de Sant'Anna, Ferreira Gullar, Adélia Prado) e Carlos Gregório revive Drummond, enquanto a narrativa, dividida em três partes, cobre cerca de 80 anos, a partir de 1902, quando ele nasceu, em Itabira. A ideia é revelar o poeta em todas as suas faces e nuances. Reprise, colorido, 94 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.