Ter certezas é acomodar-se

Sol e Plutão em conjunção; a Lua será Vazia até as 10h52, horário de verão de Brasília.

Oscar Quiroga, O Estado de S.Paulo

23 de dezembro de 2010 | 00h00

Tempo demais passou com nossa humanidade se agarrando a certezas que limitaram seu entendimento a respeito da Vida e, por isso, a civilização resultante foi limitada também. Nossa humanidade é uma potência cosmogônica de criatividade e, por isso, não pode viver de certezas eternas sob pena de deixar de ser quem ela é. As certezas servem para nossa humanidade se acomodar e convencer-se de que não é necessário reinventar a realidade dessas certezas. Assim, o tempo passa e seu humor vai azedando e as instituições se corrompendo. Nossa humanidade deve questionar tudo para nunca estacionar em certeza nenhuma durante tempo demais, mas apenas transitoriamente, até encontrar a forma de ir além do que considerava sua maior conquista.

ÁRIES 21-3 a 20-4

Celebrar o sucesso alheio como se fosse o próprio é a marca registrada das pessoas verdadeiramente espiritualizadas. Não tenha receio de não conseguir experimentar essa alegria, ninguém é tão espiritualizado assim.

TOURO 21-4 a 20-5

Muitas coisas deixa-ram de acontecer porque certas pessoas não fizeram a parte que era de sua responsabilidade. Assim se quebra a possível corrente de harmonia e todas as pessoas prosperam menos do que deveriam.

GÊMEOS 21-5 a 20-6

É normal que se apro-ximem pessoas cheias de queixas e lamentos, este é o tipo de conversa mais normal entre os seres humanos civilizados. Porém, é uma perda de tempo, constitui um tipo de relacionamento viciado.

CÂNCER 21-6 a 21-7

Tenha compaixão com sua alma. Quando cometer um erro, gaste o menor tempo possível se ressentindo por isso. Pelo contrário, use esse tempo para retomar a atividade onde aconteceu o erro e aprimorar o seu desempenho.

LEÃO 22-7 a 22-8

Enquanto você se agarrar aos seus mais elevados sonhos e tudo fizer para realizá-los, ainda que a realidade continue dura e constrangedora, pelo menos você sentirá que fez o que devia ser feito. Um grande avanço.

VIRGEM 23-8 a 22-9

O que você deixou eternamente para depois nem um milagre conseguirá solucionar, já que se refere à sua exclusiva responsabilidade. Aquilo que você negligenciou é também aquilo que você deverá recuperar.

LIBRA 23-9 a 22-10

Harmonia não é algo que poderia ser conquistado por uma pessoa apenas, já que não seria possível experimentar harmonia individualmente num ambiente tomado pela discórdia. A harmonia de-ve ser conquistada em conjunto.

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

Melhor aceitar logo quaisquer erros que tiver cometido para poder solucioná-los e seguir em frente. Negar os erros ou tentar achar culpados não apenas seria perda de tempo como perda de oportunidades também.

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

O sentimento de inferioridade é proporcional ao oposto, aquele momento em que você se sente superior a todo mundo. Na verdade, não há superioridade nem inferio-ridade, mas um estado de comunhão com a espécie humana.

CAPRICÓRNIO 22-12 a 20-1

A aventura da vida não é fazer o que lhe der na telha, mas encontrar a melhor ação no meio de um montão de atitudes erradas. A liberdade de escolher é a aventura que transforma os animais em seres humanos.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

Você pode ser firme e deverá sê-lo para defender princípios sem os quais tudo degringolaria. Porém, essa firmeza terá de ser gentil também, para que não se confunda com a arrogância que sua alma busca combater.

PEIXES 20-2 a 20-3

Todo relacionamento inclui uma generosa dose de dependência mútua. Quando as pessoas tentam ser eternamente independentes, inadvertidamente elas atentam contra os relacionamentos que elas dizem amar.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.