''Tamina é uma heroína adiante do seu tempo''

Gemma Arterton[br]ATRIZ

Entrevista com

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

03 de junho de 2010 | 00h00

Mike Newell buscava uma beleza exótica para o papel de Tamina, a princesa que guarda a adaga com as areias do tempo. Não encontrava a morena sensual que queria e pensou em ir a Bollywood. Foi quando sua diretora de elenco lhe mostrou o teste de Gemma Arterton (foto).

Você fez a agente Fields em Quantum of Solace. Não pensou em ficar marcada como bond girl?

Nem um pouco. Sou atriz de teatro, tenho experiência razoável, senão extensa, no palco. Sei do que sou capaz. Tamina não é só um ornamento nas areias do tempo. Sob múltiplos aspectos, ela é uma heroína adiante do seu tempo, moderna. Foi assim que a criei. Não foi a parte mais difícil.

E qual foi a mais difícil, então? Beijar Jake Gyllenhaal?

Very funny (muito engraçado). Se você tivesse visitado nosso set teria visto que não foi nada divertido. Por melhor que fosse a interação entre a equipe, filmar no deserto, sob temperaturas escaldantes, produz um desgaste físico enorme. Do deserto, partimos para o ar rarefeito das altitudes muito elevadas. Numa cena em que tinha de correr e dar cambalhota simplesmente desabei.

Em Fúria de Titãs, você já era a exceção num universo de homens. Como é filmar num set desses?

É tudo muito militarizado. Disciplina, esforço. Mesmo com dublês para as cenas mais arriscadas de ação, os coordenadores estão sempre lhe cobrando preparação, exercícios. Mas tem suas compensações. Todos ficam muito atenciosos com você.

Você também está em Tamara Drewe, de Stephen Frears, que vai para o Festival de Cannes (a entrevista foi feita antes). É uma heroína dos comics, objeto de desejo. Como foi trabalhar com Frears?

O mais interessante é que Mike (Newell) não tinha familiaridacom o universo do game e Stephen (Frears) também é avesso a quadrinhos. Nada disso impediu que ambos fizessem trabalhos magníficos. Tamara leva ao limite a modernidade de Tamina. E o filme tem mais sexo.

Uma volta a 007?

Não. Tenho tido muita sorte, fazendo coisas diferentes. sou muito nova para querer me fixar num tipo de filme ou personagem.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.