Sutilezas da catedral gótica de Robert Towne

Michelle Pfeiffer é esplendorosa como a cortesã Léa de Tourvel em Chérie, que Stephen Frears adaptou do texto de Collette. Aos 52 anos, ela continua bela e talentosa. Aos 31, era um furor, quando fez Conspiração Tequila. O filme de Robert Towne surgiu na sequência de uma série impressionante de êxitos da atriz - Scarface, Ladyhawke, As Bruxas de Eastwick. Ainda estavam por vir Ligações Perigosas, Os Fabulosos Baker Boys e Batman Returns. Para completar, o elenco tem Mel Gibson e Kurt Russell, dois astros na época (1989) e o diretor é Robert Towne, o maior roteirista da América, o homem que "inventou" Chinatown (embora Roman Polanski jure que tenha sido necessário fazer certos ajustes no script).

Luiz Carlos Merten, O Estadao de S.Paulo

20 de março de 2010 | 00h00

Conspiração Tequila é a atração do TCM, às 23h45. Na época, foi considerado decepcionante pelos críticos, que culparam o diretor e roteirista pelo que ele não quis fazer. Falta ação, uma boa história, reclamavam os resenhadores. De certo, esperavam um thriller como Máquina Mortífera, megassucesso de super-Mel , na pele de um tira sem (auto)controle. O que o filme - Towne - oferece é outra coisa. Relações complexas e sinuosas, um enredo tão labiríntico que o espectador nunca sabe para que lado está evoluindo a história.

Mel Gibson faz o traficante que busca uma saída para sua vida e Kurt Russell é o policial influente. Embora colocados em campos opostos, são amigos e a amizade é colocada à prova quando ambos se envolvem com a sedutora dona de restaurante Michelle. Herói e vilão alternam posições, pouca coisa é dita às claras, tudo fica subentendido. Towne comparou-se aos artífices das velhas catedrais góticas. Ele espalhou pérolas - metáforas - pelo filme. São como gárgulas atrás de Notre-Dame. Ninguém repara, mas elas estão lá, por toda a eternidade. Já é tempo de o público abrir mão da correria e decifrar as sutilezas contidas em Conspiração Tequila.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.