Suspense, por Wilder e Hitchcock

Luiz Carlos Merten

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

20 de julho de 2010 | 00h00

Sabrina na Austrália

15H55 NA GLOBO

(Sabrina Down Under). EUA, 1999. Direção de Kenneth R. Koch, com Melissa Joan Hart, Peter O"Brien, Scott Michaelson, Lindsay Sloane, Conrad Coleby, Tara Charendoff.

Sabrina, a aprendiz de feiticeira, usa seus poderes para ajudar híbrido marítimo que encontrou desacordado na praia. Ele ganha pernas e se revela um belo rapaz. Fantasia baseada na série teen de sucesso do canal Nickelodeon. Reprise, colorido, 83 min.

Tubarões Assassinos

23H10 NO SBT

(Raging Sharks). EUA, 2004. Direção de Danny Lerner, com Corin Nemec, Vanessa Angel, Corbin Bernsen

Casal de cientistas que monitora o fundo do mar na região conhecida como Triângulo das Bermudas é cercado por tubarões em seu laboratório marítimo. O cinema transformou o tubarão em terror dos mares e o problema é que poucos diretores têm a habilidade - e o talento - de um Steven Spielberg, em seu cult de 1975. Para outra visão desses animais, aguarde o belíssimo documentário Oceanos, realizado em parceria pelo ator e produtor Jacques Perrin. Reprise, colorido, 92 min.

Intercine

1H40 NA GLOBO

A emissora exibe o preferido do público entre obras assinadas por dois cineastas de prestígio - Antes e Depois, de Barbet Schroeder, com Meryl Streep, Liam Neeson, Edward Furlong e Alfred Molina, sobre o drama de pais cujo filho é suspeito do assassinato da namorada numa pequena cidade; e A Mosca, de David Cronenberg, com Jeff Goldblum, Geena Davis e John Getz, sobre cientista que vira cobaia na própria experiência de teletransporte, mas uma mosca entra na máquina com ele, partes de ambos se combinam e criam ser monstruoso.

Amanhã

A Globo exibe amanhã, no Intercine, o preferido do público entre - Ventos Diabólicos, de Gilbert M. Shilton, com Joe Lando, Nicole Eggert, Peter Graham-Gaudreau, Erica Durance, Gerard Plunkett, Brad Turner, sobre um homem que perdeu a família num furacão e agora luta para impedir que sua cidade seja destruída por nova onda de tornados; o problema é que ninguém acredita na tragédia anunciada (EUA, 2003, fone 0800-70-9011); e Blankman - Um Super-Herói Muito Atrapalhado, de Mike Binder, com Damon Wayans, David Alan Grier e Robin Givens, sobre cientista habilidoso, mas um tanto distraído, que vira super-herói por acidente, graças a uma de suas invenções (EUA, 1994, fone 0800-70-9012).

TV Paga

Testemunha de Acusação

22 H NO TCM

(Witness for the Prosecution). EUA, 1957. Direção de Billy Wilder, com Tyrone Power, Marlene Dietrich, Charles Laughton, Elsa Lanchester.

Entre a comédia romântica Amor na Tarde e a virulenta Quanto Mais Quente Melhor - que a maioria da crítica considera sua obra-prima, independentemente de gênero -, Billy Wilder fez esta adaptação da peça de Agatha Christie sobre o julgamento de homem acusado de assassinato. A própria mulher testemunha contra ele, mas surge essa figura misteriosa cujo depoimento muda tudo. A trama é rica em reviravoltas e o suspense é intenso, mas é o elenco que faz do cartaz da TV paga um clássico. Trata-se de um exemplar perfeito para quem quiser avaliar (ou entender) o carisma e magnetismo dos astros e estrelas de Hollywood. Reprise, preto e branco, 114 min.

O Falcão dos Mares

1H40 NO TCM

(Captain Horatio Hornblower). Inglaterra, 1951. Direção de Raoul Walsh, com Gregory Peck, Virginia Mayo, Christopher Lee, Stanley Baker.

No mesmo ano em que John Huston fez Uma Aventura na África, o grande Raoul Walsh adaptou outro livro de C.S. Forrester e o resultado é este épico sobre o capitão que se destacou nos combates marítimos, durante as guerras napoleônicas. A história o retrata em duas frentes e a relação com a "mocinha" se revela tão complicada, senão mais, do que enfrentar o inimigo. Walsh faria, no ano seguinte, outra aventura marítima com Gregory Peck e o emocionante O Mundo em Seus Braços consegue ser ainda melhor. Reprise, colorido, 117 min.

Topázio

2H15 NO TELECINE CULT

(Topaz). EUA, 1969. Direção de Alfred Hitchcock, com John Forsythe, Frederick Forrest, Dany Robin, Karin Dor, John Vernon, Michel Piccoli, Claude Jade, Roscoe Lee Browne.

Dois fracassos sucessivos de público - Marnie e Cortina Rasgada - deixaram o mestre do suspense inseguro e Hitchcock chegou a filmar dois desfechos para o thriller de espionagem que adaptou do livro de Leon Uris. Até a última data de lançamento, ele não sabia qual escolher. A história trata da crise dos mísseis de Cuba, do ângulo de um agente francês que usa amante cubana para conseguir informações para osamericanos. Há muita coisa errada no filme, e isso surpreende, já que o autor é um gênio como Hitchcock. Mas existem também fragmentos belíssimos e as cenas em Cuba são as melhores, culminando naquela morte num piso quadriculado como um tabuleiro de xadrez (o jogo das potências?). Reprise, colorido, 127 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.