Surpresa! A Internet beneficiou o mercado de livros

As previsões pessimistas de que aInternet iria esmagar o setor de publicação de livros atravésdos leitores digitais e das vendas online de livros usados nãose concretizaram. A editora Penguin anunciou esta semana que a explosão novarejo online e nas vendas de livros usados não causou osprejuízos que ela havia previsto e que, de muitas maneiras, aInternet acabou beneficiando as livrarias, funcionando comoferramenta de marketing, experimentação e aproximação com apróxima geração de leitores. A editora, cujos autores incluem Alan Greenspan (ex-diretordo Federal Reserve), o romancista Nick Hornby e o chef JamieOliver, sentiu-se ameaçada pelas gigantescas casas de leilãoonline como a eBay, mas descobriu que, diferentemente do queacontece com a música, no caso dos livros as pessoas aindaquerem os livros físicos. "Muita coisa está acontecendo na indústria musical que nãose repete no setor dos livros. Os consumidores não queremálbuns inteiros, apenas faixas. Mas querem livros inteiros, enão capítulos", disse a jornalistas esta semana o presidente eexecutivo-chefe da Penguin, John Makinson. Ele disse que embora as vendas de livros usados, anunciadosem sites de leilão online pouco após o lançamento dos títulos,ameacem as vendas das edições em capa dura e também das ediçõessubsequentes em capa mole, o impacto não tem sido tão grandequanto se previa. A editora Bloomsbury disse na semana passada que a mídiaeletrônica é uma parte fundamental de seus negócios futuros,tanto que ela já fechou contratos de direitos com grupos como aMicrosoft. Na semana passada a Pearson, proprietária da Penguin,lançou o portal www.spinebreakers.co.uk, com resenhas de vídeoe audiolivros voltadas para adolescentes e administradas poreles. "São nossos leitores no futuro", disse John Makinson,acrescentando que o Spinebreakers oferece insights estratégicosimportantes sobre como os teens criam e compartilhaminformações sobre publicações na Web. Outro projeto da Penguin lançado este mês é um concurso deredação de romances, em conjunto com a Amazon e aHewlett-Packard, que atraiu um manuscrito por minuto em seusprimeiros dias. O vencedor, a ser escolhido pela Amazon nopróximo ano, receberá um contrato de publicação e umadiantamento de 25 mil dólares.

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