Superstições e fanatismo

A Lua que cresce em Virgem será Vazia até as 12h58, quando ingressará em Libra

Oscar Quiroga, oscar.quiroga@estadao.com.br, O Estado de S.Paulo

13 de maio de 2011 | 00h00

A razão principal de nossa humanidade ser afetada pelas superstições e fanatismo é o fato de ela passar a maior parte do tempo correndo atrás de fantasias, distorcendo a imaginação para transformá-la num instrumento que supostamente lhe forneceria prazer, mas que a longo prazo produz toda espécie de sofrimento. Se hoje é sexta-feira 13 e a data é objeto de especulação, isso apenas prova que nossa humanidade perde tempo e recursos discutindo inutilidades. Coincidentemente, o período de Lua Vazia da manhã pode causar desatinos e dificuldades, já que seria um tempo para descansar e despreocupar-se, mas nossa humanidade insiste em continuar vivendo como se todos os dias da semana fossem mecanicamente iguais.

ÁRIES 21-3 a 20-4

Tudo está muito certo e trilhando um caminho que adquiriu ares de segurança. Porém, de onde virá então essa ponta de insegurança que espreita entre um pensamento e outro? Quanto mais se conquista, mais há para se perder.

TOURO 21-4 a 20-5

Coração e mente não são margens opostas na alma de nenhum ser humano. Essa é uma fantasia à qual todos se agarram na tentativa de fingir que não querem fazer o que fazem. Isso, na minha terra, se chama de hipocrisia.

GÊMEOS 21-5 a 20-6

A distância que separa você dos objetivos pretendidos tornou-se mais extensa repentinamente. Reagir a isso com enfado e impaciência não ajudará e, pelo contrário, servirá para atrapalhar o que ainda funcionaria bem.

CÂNCER 21-6 a 21-7

Negar a responsabilidade envolvida em alguma situação em particular é apenas protelar o inevitável momento de assumi-la. No mundo humano tudo é decisão e com ela vem, inviolável, a responsabilidade também.

LEÃO 22-7 a 22-8

Nem sempre a vitória vem com cara de festa e progresso. Às vezes, a vitória propõe tarefas árduas em primeiro lugar para somente depois, num futuro medianamente distante, essas se converterem em motivo de celebração.

VIRGEM 23-8 a 22-9

Depois de longos meses de tensão, é provável que isso tenha deixado algumas marcas em seu estado de ânimo e, por isso, você continua reagindo desproporcionalmente ao que acontece. Relaxe, a tensão acabou.

LIBRA 23-9 a 22-10

De início sua alma resistirá aos acontecimentos, mas será melhor passar por isso o mais rapidamente possível e iniciar o processo de aceitação. Depois você começará a administrar uma realidade bem mais complexa.

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

Obedecer não é necessariamente submeter-se às ordens que sua alma considera inaceitáveis. Obedecer é também o alegre esforço de condicionar seu tempo a uma determinada disciplina para conquistar objetivos definidos.

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

O prazer de fazer as coisas bem feitas é incomparável, um sentimento tão intenso e profundo quanto a culpa que sobrevém à alma que reconhece não ter cumprido as tarefas necessárias para que tudo corresse bem.

CAPRICÓRNIO 22-12 a 20-1

Expresse os seus sentimentos de forma honesta e intensa, faça saber o que acontece no seu interior. Ainda que tal expressão pareça deixar você frágil, será essa vulnerabilidade a sua mais segura proteção.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

Por trás de todo conflito há algum tipo de beleza que encontra dificuldade para se manifestar. Por isso, em vez de se melindrar com a natureza dos conflitos, tente perceber a beleza que se oculta atrás deles.

PEIXES 20-2 a 20-3

Preserve a integridade e com essa atitude protegerá as pessoas próximas. A integridade nunca é fácil de sustentar, já que todas as tentações que acontecem cotidianamente são atraentes e não é simples resistir a elas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.