'Sunset Park', novo livro de Paul Auster, será lançado em 2010

Escritor americano disse estar com nova obra já pronta e deve publicá-la nos EUA em novembro do próximo ano

Efe,

28 de dezembro de 2009 | 16h37

O escritor americano Paul Auster disse nesta segunda-feira, 28, na cidade de León, na Espanha, que já tem pronto seu novo romance, Sunset Park, que será publicado nos EUA em novembro de 2010.

 

Trata-se de uma obra atual, que se desenvolve de novembro de 2008 a maio de 2009 e conta o dia-a-dia de muitos protagonistas, "o mesmo número de homens e mulheres", segundo entrevista concedida por Auster.

 

Como boa parte de sua produção literária, o novo romance transcorre em Nova York e se vale de vários narradores para contar a trama. O autor explicou que se sente mais cômodo contando histórias assim e que antes usava somente um narrador porque "não estava igualmente preparado" para usar vários.

 

Auster, vencedor do prêmio Príncipe das Astúrias das Letras de 2006, referiu-se também a assuntos como a pirataria e advertiu sobre o perigo que envolve desrespeitar os direitos do autor para a "criação" em geral, não somente para a música, mas também para literatura, por meio dos livros eletrônicos.

 

"Os jovens pensam que podem conseguir tudo de graça" pela internet e o que deveriam fazer é tentar entender "que essas coisas estão criadas por indivíduos, que é difícil fazê-las e que necessitam ser recompensados pelo trabalho", já que, do contrário, a "máquina poderia parar".

 

A ampla produção de Auster abarca praticamente todos os gêneros literários, desde o relato e o romance ao ensaio e a poesia, embora tenha dito que não escreve poemas "há quase 30 anos", salvo exceções em reuniões familiares ou para fazer outros rirem.

 

Nesta segunda, o autor receberá o Prêmio Leteo, concedido pelo Club Leteo de Jovens Escritores de León.

Tudo o que sabemos sobre:
livroPaul Austerliteraturaromance

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.