'Suburbia' vai mostrar universo da zona norte do Rio

Ao decidir permanecer no subúrbio carioca, no fictício bairro do Divino, Tufão (Murilo Benício) não sabia, mas estava criando uma tendência na televisão. Outros moradores do Rio de Janeiro que não aparece nos cartões postais também terão sua chance na Globo a partir desta quinta-feira, às 23h30, quando estreia a série "Suburbia", dirigida por Luiz Fernando Carvalho, responsável por trabalhos ousados, como "O Que Querem as Mulheres?" e "Capitu".

AE, Agência Estado

31 Outubro 2012 | 11h05

A trama gira em torno de Conceição (Débora Letícia Nascimento na primeira fase e Érika Januza na segunda), uma jovem mineira que leva uma vida quase escrava em fornos de carvão ao lado da família. Cansada de viver no perrengue e assustada com a morte do irmão, vítima de uma explosão, ela foge para o Rio, onde anos mais tarde vira uma estrela do funk no bairro de Madureira.

Mineira como a personagem, Érika tem outras semelhanças com a personagem. "Entrei num concurso de samba e ganhei", revela. Há cerca de cinco anos, ela saiu de Contagem (MG) e teve uma experiência traumática ao visitar a Cidade Maravilhosa. "Eu me arrumei toda para tirar uma foto no Projac, mas o segurança não deixou", relembra ela, que não se conteve ao conseguir o papel e entrar como funcionária. "Chorei muito. Agora, tenho um crachá", gaba-se.

Assim como Érika, que nunca havia atuado, o elenco, em sua maioria, é formado por não atores que fizeram testes. Luiz Fernando Carvalho diz que faz parte da proposta. "Suburbia é uma desconstrução daquilo tudo que já fiz. Criar uma linguagem simples é difícil", filosofa. O diretor explica que, para ele, é mais fácil fazer os não atores se adaptarem à história, criada a partir da convivência de Carvalho com uma empregada doméstica. "É uma história real. Eu precisava de desconhecidos." Cerca de 90% do elenco são atores negros. "É a nova cara da riqueza", defende Fabrício Boliveira, um dos poucos atores veteranos, que vive Cleiton, um personagem-coringa e par romântico de Conceição. As informações são do Jornal da Tarde.

Mais conteúdo sobre:
Globo Suburbia

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.