PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Pedro Venceslau e Simião Castro dão dicas sobre filmes, séries e músicas disponíveis nos serviços de streaming

Streaming: 'Super Pumped' mostra os bastidores da criação da Uber

Série tem a mesma vibe de 'We Crashed' e é estrelada por Joseph Gordon-Levitt

Foto do author Pedro  Venceslau
Por Pedro Venceslau
Atualização:

A controversa criação do Uber, aplicativo que mudou a forma de se ver o transporte público, é dramatizada e ganhou ares épicos na série Super Pumped: A Batalha pela Uber, que estreou na Paramount + e na Watch Brasil. São muitas as semelhanças com We Crashed, da Apple TV +, e não só pelo fato de acompanharmos a ascensão meteórica de dois players criadores unicórnios do Vale do Silício. Dos personagens ao ritmo, passando pelos cenários e trilha sonora, tudo é muito parecido. É a mesma vibe. Travis Kalanick, fundador do Uber interpretado por Joseph Gordon-Levitt, é quase uma alma gêmea de Adam Neumann, o fundador da WeWork feito por Jared Leto. Eles podiam ser bons amigos, mas seria preciso de muito espaço para acomodar os respectivos egos.

Kyle Chandler como Bill Gurley e Joseph Gordon-Lewitt como Travis Kalanick em cena da série 'Super Pumped: The Battle For Uber' Foto: Elizabeth Morris/Showtime

Nostalgia

Para quem entrou na onda do novo Top Gun, não custa conferir de novo o bom e velho Top Gun, Ases Indomáveis, de 1986, dirigido por Tony Scott. O longa está disponível no Now pela bagatela de R$ 6 a locação. Depois de tanto tempo, a história dos pilotos era uma vaga lembrança nostálgica dessas que aparece nos pôsteres dos adolescentes de Stranger Things.

PUBLICIDADE

Bons clichês

O filme original visto hoje parece uma batalha aérea de vídeo game, mas com muita testosterona, atores sarados sem camisa, guerra fria como pano de fundo, patriotismo à flor da pele, comunistas vermelhos sendo abatidos em pleno voo e uma versão do Tom Cruise incrivelmente jovem. Mas é incrível constatar que décadas depois, Top Gun Ases Indomáveis, apesar de ser o pai dos clichês do gênero, ainda é um baita filme de ação.

Publicidade

True crime

A Escada, nova minissérie da HBO Max, é a dramatização de um crime real que já foi tema de um documentário premiado de mesmo nome e que está disponível na Netflix. Diante das duas versões, é possível dizer que a produção da HBO é totalmente fiel aos fatos.

Família Feliz

A trama gira em torno do casal Michael (interpretado por Colin Firth) e Kathleen Peterson (vivido por Toni Collette). Eles levam uma vida aparentemente perfeita. Ele é um cientista político famoso que escreve uma coluna para o jornal local na qual faz críticas à polícia. Um de seus livros sobre o Vietnã está prestes a virar filme.

Família Feliz - 2

Publicidade

Já Kathleen é uma executiva bem sucedida. Juntos, eles parecem aos olhos de todos que os cercam um casal bem resolvido e feliz.

Família Feliz - 3

Mais aí, logo no primeiro episódio, Kathleen aparece morta após cair da escada em circunstâncias muito estranhas e Michael, como não poderia ser de outra maneira, passa a ser considerado o principal suspeito de assassinar a mulher. Mas qual seria a motivação do crime? Apesar de todos os indícios, essa é a dúvida que persiste, além de quem matou e como.

Ainda Uber

Voltando a Super Pumped: A Batalha pela Uber, o personagem Travis Kalanick não dá a menor margem para qualquer tipo de empatia. O sujeito é do tipo encardido, um verdadeiro mala do empreendedorismo.

Publicidade

Mas, se a Startup de escritório compartilhado de Adam Neumann, a WeWork, naufragou, a de carros compartilhados de Kalanick segue na praça em boa parte do mundo. A série mostra como o Uber gerou o termo ‘uberização’, que virou sinônimo, em alguns meios, de precarização. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.