Sotheby's leiloa manuscrito de 'A Day in the Life' dos Beatles

Folha de papel com riscos e correções registra a evolução de uma das canções mais famosas da música pop

29 de abril de 2010 | 15h11

LONDRES - O manuscrito com a letra da famosa canção A Day in The Life, de John Lennon, será leiloado no dia 18 de junho em Nova York, anunciou hoje a Sotheby's.

 

A quarta parte de uma folha de papel escrito dos dois lados cheia de riscos e correções documenta a evolução de uma das canções mais famosas da música pop desde a ideia original até a versão definitiva para sua gravação no estúdio.

 

A Day in the Life faz parte do lendário álbum dos Beatles St Pepper's Lonely Hearts Clube Band, que liderou durante 27 semanas as listas de sucessos na Grã-Bretanha e foi, durante 15 semanas, o número um na lista americana Billboard 200.

 

Foto: Sotheby's/EFE

 

O manuscrito, que foi por um tempo propriedade de Mal Evans, agente encarregado das excursões dos Beatles, pode ser vendido por entre US$ 500 mil e 700 mil, segundo a Sotheby's.

 

Lennon se inspirou supostamente na morte em um acidente de trânsito do irlandês Tara Browne, herdeiro do grupo Guinness e amigo de Lennon e de Paul McCartney, ao que parece se referir a frase He blew his mind out in a car (Ele arrebentou a cabeça num carro, em tradução livre).

 

A profundidade de sentido atribuída à canção junto à bela melodia e o uso frequente de instrumentos clássicos dão a essa composição uma maturidade que a distingue de outras anteriores do quarteto de Liverpool.

 

A Day in the Life suscitou controvérsia logo após ser publicada e a BBC a censurou pela frase I'd Love to Turn You On (Eu adoraria te excitar, em tradução livre), que se interpretou como um convite ao consumo de drogas.

Mais conteúdo sobre:
Beatles

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.