PUBLICIDADE

Sotheby's espera leiloar gato de Giacometti por até US$ 22 mi

Escultura de bronze de 1951, 'Le Chat', fez parte de uma coleção privada europeia desde os anos 1960

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

LONDRES, 27 de março (Reuters Life!) - A casa de leilões Sotheby's oferecerá uma escultura de um gato do artista suíço Alberto Giacometti em um leilão em Nova York no mês de maio e espera arrecadar entre 16 milhões e 22 milhões de dólares.

PUBLICIDADE

A escultura de bronze de 1951, "Le Chat", fez parte de uma coleção privada europeia desde os anos 1960, e a última vez que um molde dela foi arrematado em um leilão, em maio de 1975, alcançou 130 mil dólares, disse a Sotheby's nesta sexta-feira.

Em 1951, o artista fez a sua primeira exposição individual, na Galeria Maeght, em Paris.

A exposição, que incluía o molde de gesso de "Le Chat", ajudou a posicionar o artista na vanguarda de Paris naquela época.

O leilão recorde de um Giacometti foi de 27,5 milhões de dólares pela Christie's em Nova York, em maio de 2008.

O aparecimento do "Le Chat" no mercado segue outros altos preços recentes alcançados para esculturas, incluindo a "Petite Danseuse de Quatorze Ans", de Edgar Degas, que foi vendida por 18,8 milhões de dólares pela Sotheby's em fevereiro.

"Le Chat" será exibida publicamente na Sotheby's em Moscou, nos dias 1o e 2 de abril, em Londres entre os dias 22 e 25 de abril e em Nova York do dia 1o a 5 de maio.

Publicidade

(Reportagem de Mike Collett-White)

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.