Sesc Consolação vai exibir peças de Jerzy Grotowski

É impossível pensar o teatro do século 20 (e também o do 21) sem recorrer a Jerzy Grotowski. Mesmo após a morte do diretor polonês, em 1999, seus conceitos - que falam em um teatro "pobre", centrado apenas no ator - continuam a influenciar artistas mundo afora. Mais do que isso. Dá para dizer que parte do seu trabalho permanece efetivamente viva, já que o centro que ele criou na cidade italiana de Pontedera, o Workcenter de Jerzy Grotowski e Thomas Richards permanece em atividade.

AE, Agência Estado

24 de abril de 2013 | 10h14

A partir desta quarta-feira, as atividades da instituição tomam o Sesc Consolação. Durante o evento Ocupação Workcenter de Jerzy Grotowski e Thomas Richards, que deve se estender por quatro semanas, serão encenados três espetáculos: I Am America, Eletric Party Songs e The Living Room. Paralelamente, também estão previstas duas oficinas com os diretores Thomas Richards e Mario Biagini, o lançamento de um livro, uma mostra de documentários sobre o grupo, além da performance Não aos Ossos da História - Um Concerto de Poesias.

O Workcenter de Pontedera já apresentou suas realizações por aqui. Em 1996, estiveram no País, acompanhados pelo próprio Grotowski. "Foi o nosso primeiro projeto na América do Sul, o que nos abriu muitas portas, mas também ampliou a presença de artistas vindos do continente no grupo", conta Mario Biagini. Hoje, há representantes de mais de dez países entre os intérpretes.

As três peças que a companhia exibe integraram a grade do Festival Internacional de São José do Rio Preto, no ano passado. Na ocasião, foi possível comprovar que todas elas, de diferentes maneiras, esforçam-se por atualizar as noções de seu fundador. Grotowski acreditava que o uso de cantos e de algumas ações era capaz de mobilizar formas distintas de energia. "É uma mágica que não tem nada de supersticioso", defende Richards.

OCUPAÇÃO WORKCENTER - Sesc Consolação. R. Dr. Vila Nova, 245, tel.,3234-3000. Até 19/5. Estreia nesta quarta-feira. Programação: www.sescsp.org.br

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tudo o que sabemos sobre:
teatroOcupação Workcenter

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.