Ser e não ser

Sol em trígono com Plutão; Lua é Cheia no signo de Peixes.

Quiroga, O Estado de S.Paulo

25 de agosto de 2010 | 00h00

Se toda questão tem dois lados diferentes para abordá-la, isso é resultado de o próprio Universo ser e não ser, existir simultaneamente no aspecto unificado e diversificado. Porém, os dois aspectos são um e o mesmo, tudo está ligado, o observador, aquilo que é observado e o próprio ato de observar são feitos da mesma essência. Amante, amado e o amor são o mesmo. Odiento, o odiado e o ato de odiar também são o mesmo. Para que tantas diferenças então? Em nome da experiência e do enriquecimento que esta provoca. Cada peça no Universo cumpre sua função e todas em conjunto acrescentam glória ao que nem precisa dela, mas aproximar-se deste estado de ser é de um prazer inenarrável. Você é o que você busca e o que você busca está em busca de você também.

ÁRIES 21-3 a 20-4

Ouvir queixas e reclamações abaixa o ânimo de qualquer ser minimamente pensante. Por isso a impaciência e a irritação, porque a alma reconhece intimamente o quanto de energia vital é drenada ouvindo as queixas.

TOURO 21-4 a 20-5

Sua alma conhece intimamente o poder dos desejos e por isso mesmo é responsável por aprender a desejar direito, de modo que no caminho vão ficando menos mortos e feridos resultantes da satisfação impulsiva dos desejos.

GÊMEOS 21-5 a 20-6

Em vez de lutar tão acirradamente para conservar tudo que é seu, aproveite as circunstâncias e exerça o maior desapego possível. Uma vez que pessoas e objetos se distanciem, experimente o alívio que isso provocar.

CÂNCER 21-6 a 21-7

Trate as pessoas com a mesma ternura com que trataria um animal doméstico e perceberá o quanto as coisas mudam e se tornam mais alegres para todos. É difícil comportar-se assim, mas alguém tem de começar a fazê-lo.

LEÃO 22-7 a 22-8

Enquanto for possível você dar suporte às pessoas que pedem ajuda, será sábio seguir em frente, ainda que à primeira vista pareça que assim recursos seriam drenados de outros assuntos aparentemente mais importantes.

VIRGEM 23-8 a 22-9

Deixar os mesmos assuntos de sempre para depois é o mesmo que decidir que nunca os enfrentará e resolverá. Melhor tratar sua alma com sinceridade do que fingir que as coisas poderiam ser maquiadas e tudo bem com isso.

LIBRA 23-9 a 22-10

Hoje é dia de pintar e bordar, fazer arte com sua própria vida. Não precisa ser grande coisa, pode ser apenas inventar um novo caminho para ir ao mesmo lugar de todos os dias. Importante será apenas fazer algo diferente.

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

Agir com honestidade não é o mesmo que ser uma alma ingênua. A honestidade reconhece a real cara do mundo e sabe bem que não será fácil conquistar espaço por meio da prática virtuosa. Mesmo assim, não desiste.

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

Que a dor seja a grande mestra de nossa humanidade não significa que as pessoas devam infligi-la às outras de forma constante e despudorada. A dor é certa tanto quanto o dia sucede a noite, não é necessário evocá-la.

CAPRICÓRNIO 22-12 a 20-1

São as dificuldades da vida as necessárias circunstâncias que evocam a resposta certa da alma humana, a boa vontade. Porém, como nossa humanidade é livre, nada garante que essa resposta seja posta em prática.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

O coração e a mente não são inimigos nem sequer discordam automaticamente. A dissociação entre mente e coração é artificial, já que seria impossível, por exemplo, você achar que seu fígado nada tem a ver com as mãos.

PEIXES 20-2 a 20-3

Insistir em assumir a responsabilidade pelos erros e acertos nunca será demais, pois, apesar de a culpa ir de mão em mão como batata quente, certas coisas só serão superadas com alguém assumindo a responsabilidade.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.