Seminário sobre patrocínio reúne especialistas

Começa hoje o Com: Atitude 2004 - 2.º Seminário Integrado de Patrocínio e Investimento Social, Cultural, Ambiental e Esportivo, realizado pela agência Articultura em parceria com o Meio & Mensagem, com apoio do Estado, da Rádio Eldorado e da revista Isto É e patrocínio da Nestlé, Cobra Tecnologia, Caixa e Unilever. As inscrições ainda podem ser feitas na recepção da AMCHAM, na Rua da Paz, 1.431. O evento será realizado até amanhã. Este ano, as discussões giram em torno de assuntos como difusão de conceitos, avaliação de resultados e indicação de benefícios, deficiências e tendências, entre outros. Hoje, o patrocínio é uma ação em franco crescimento e tem atraído o interesse cada vez maior das empresas. Segundo o idealizador do fórum, Yacoff Sarkovas, presidente da Articultura, a estimativa atual é de que R$ 2,1 milhões sejam transferidos dos departamentos de comunicação e Marketing de empresas para as áreas social, cultural, ambiental e esportiva. "A marca pode encontrar sua expressão em uma dessas ações, por meio de associações", comenta Yacoff Sarkovas. Até então, os recursos provinham, freqüentemente, do Estado ou da filantropia privada. O seminário, explica Sarkovas, cumpre o papel inédito de discutir e fomentar a relação entre comunicação empresarial e o interesse do público. Ele diz ainda que as empresas não patrocinam uma festa rave ou um mega show pensando em expor sua marca. "Eles já conseguem isso com a propaganda publicitária", afirma. "Patrocinando, a empresa transfere à marca os valores daquela ação, seja na área de esportes radicais, uma causa em prol da preservação ou outra iniciativa. É uma forma de concretizar em ações a promessa que a empresa fez nas propagandas. Isso amplia sua credibilidade e confiança." Durante os dois dias de evento, os participantes poderão acompanhar oito painéis, dos quais participarão, em média, um moderador e quatro palestrantes, especializados em marketing de comunicação, lideranças empresariais e dirigentes de projetos beneficiados. Em um desses painéis, será revelado o resultado de duas pesquisas inéditas: uma delas investiga os processos que levam as empresas a investir em determinada área, enquanto a outra mostra a relação dos consumidores com as ações de patrocínio e investimento social. Sarkovas terá acesso à maioria dos resultados na hora, mas adianta algumas informações. "As primeiras tabulações da pesquisa com o público confirmam que o patrocínio tem forte efeito na percepção das atribuições da marca."

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