Selo e baile no circuito

"É tanta gente influenciada pelo trio carimbó, guitarrada e tecnobrega que até parece que a gente está se gabando com tanta moral", brinca o DJ Patrick Tor4, que é baiano radicado em Belém. As influências afro-latinas da música "quente e suculenta produzida no Pará" é detectável no trabalho dos principais artistas do novo pop brasileiro, como Céu, Cidadão Instigado, Do Amor, DJ Dolores, Catarina Deejah, Zé Cafofinho, Lucas Santanna, Orquestra Imperial, Daniel Peixoto (ex-Montage), Orquestra Contemporânea de Olinda, Naurêa. Patrick sempre prestigia esse pessoal bacana. Suas discotecagens, incluindo intervalos de shows em festivais como o Conexão Vivo, são sensacionais, mesclando novidades com clássicos suingados e não óbvios da música mundial.

Lauro Lisboa Garcia, O Estado de S.Paulo

11 de junho de 2010 | 00h00

Na capital paraense, Patrick, entre outras atividades, está "como dirigindo artisticamente" o New Amazonias Music, o mais importante selo local, que tem no elenco, entre outros, La Pupuña, Pio Lobato e mestres da guitarrada. No site www.newamazoniasmusic.com é possível ouvir faixas inteiras de Manezinho do Sax, Mestre Vieira, Lia Sophia, Tzandai, Floresta Sonora, La Pupuña e outros paraenses.

Ações. "Estamos desenvolvendo algumas ações promocionais e estratégicas para dar a esta música daqui o profissionalismo que seu talento merece", diz Patrick. "Uma destas ações é o Baile Tropical, circuito de festas e programas de rádio que começou em Belém e está crescendo para algumas capitais brasileiras. A princípio é para promover a música tropical, criando o ambiente ideal de circulação das músicas desses artistas nos sets dos DJs e em seguida em suas próprias performances."

O Baile Tropical, como define o DJ, "coloca Belém no grande circuito internacional de festas de global/ghettotech, em que rola kuduro, balkan beats, cúmbia digital, funk carioca e até tecnobrega". Hoje tem festa lá, com participação de Patrick, Bina Jares e Bernardo Pinheiro nas pick-ups. Esta edição faz parte da programação off do Conexão Vivo e tem como principal atração o DJ Tudo, de São Paulo, lançando seu segundo álbum (leia ao lado).

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.