REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Segundo IML, ator Tom Veiga, o Louro José, morreu em decorrência de um AVC

Laudo foi divulgado na manhã desta segunda-feira (2), durante transmissão ao vivo do programa Mais Você

Redação, O Estado de S.Paulo

02 de novembro de 2020 | 10h45

Na manhã desta segunda-feira (2), Dia de Finados, o Instituto Médico Legal (IML) divulgou o laudo preliminar com a causa da morte do ator Tom Veiga, o Louro José, que foi encontrado morto em sua casa na Barra da Tijuca na tarde de domingo (1º). Segundo o parecer médico, Tom faleceu em decorrência de acidente vascular cerebral (AVC) por conta de um aneurisma.


O laudo foi divulgado durante a transmissão ao vivo do Mais Você, cuja edição foi totalmente dedicada a homenagear Tom Veiga e Louro José. Ana Maria Braga, visivelmente emocionada, fez questão de apresentar o programa da bancada onde se posicionavam o ator e o personagem todas as manhãs. A equipe do programa trabalhou com uma foto de Tom Veiga colada no peito.


"Nós da família Louro - e vocês fazem parte dela - estamos de luto. É um filho amado que esteve do meu lado nos últimos 25 anos. Hoje eu não estou perdendo só o Tom [...], com ele foi também o meu filho, porque eu sempre considerei assim o Louro José", disse Ana Maria, aos prantos, na abertura do programa.


Além da apresentadora, outros amigos e colegas de trabalho prestaram sua homenagem durante o programa, como Ana Furtado, Luciano Huck, Serginho Groisman, Antonio Fagundes, Isis Valverde e o apresentador André Marques, um dos melhores amigos de Tom - e que inclusive foi um dos que encontrou o ator já sem vida em sua casa. “Quando chegamos ele já estava no céu”, contou. "Papai do céu estava precisando de um cara maneiro, fera, paizão e amigo de todo mundo - o Tom era unanimidade. Então devia estar sem muita gente assim lá e Ele chamou o Tom, só pode ser isso", completou o amigo, também aos prantos.


Em seguida do Mais Você, o programa Encontro, apresentado nesta segunda-feira por Fernanda Gentil, que substitui Fátima Bernardes durante as férias da apresentadora, deu prosseguimento às homenagens - mesmo de férias, Fátima fez questão de gravar seu depoimento em homenagem ao colega. Além de uma seleção dos melhores momentos do Louro Jósé nesses mais de 20 anos no ar, também falaram Tony Ramos, Angélica, Fabiana Carla, entre outros artistas.

Leandro Hassum, também muito amigo de Tom, muito emocionado, relembrou o dia em que conheceu o ator. "Eu sou capaz de imaginar a dor que a Ana Maria está sentindo por ter perdido esse parceiro, porque eu sei a dor que estou sentindo aqui. Que o Tom vá com muita luz, uma luz que ele mandava pra todos os amigos dele"


"Nossas manhãs não serão mais as mesmas, porque agora o Louro José está animando as pessoas lá no céu", disse Serginho, bicampeão olímpico de vôlei. O jornalista Alex Escobar afirmou ser "muito triste perder o Tom tão cedo assim. Esse cara generoso, amigo, talentoso e que emprestou a alma delo pro Louro José. O Louro José só foi brilhante porque a alma dele era a alma do Tom". 

"Um artista que eu admirava, que era divertido, inteligente, criativo, que fazia algo que só ele sabia fazer, de um jeito muito particular. Todas as vezes que eu fui no programa da Ana, fui sempre bem recebido. Ele sempre tudo muito alegre, muito carinhoso. Enfim, ele era um cara único, muito particular no que ele fazia, na sua generosidade, no seu carinho pelo outro", declarou o ator Dan Stulbach, bastante saudoso. 

 

Relação de Tom Veiga com Ana Maria Braga

Fiel companheiro de televisão, Louro José, interpretado por Tom Veiga, já estava na vida de Ana Maria Braga antes mesmo da Globo. “Ele nasceu na Record. O Tom é um grande companheiro, meu parceiro. Foi uma obra da graça de Deus, um milagre a gente ter se encontrado lá atrás. Ele era produtor e eu inventei o papagaio. E desde o momento que ele seguiu o Louro a gente nunca brigou. E olha que a gente convive todo dia. É o meu mais longo casamento”, disse a apresentadora em entrevista concedida ao O Estado de S. Paulo em outubro do ano passado.

Em agosto de 2018, após Louro José não participar de um programa Mais Você surgiram boatos de que Tom Veiga e Ana Maria Braga tivessem brigado, mas a dupla negou a desavença. Ana abriu a atração na época, com o pensamento do dia: "Se os imprevistos te tirarem o chão, abra suas asas". Em seguida, concluiu: "Hein, Louro José?".

"Asas já tenho, não tenho mais voz. Gente, é gripe, tá? É só uma gripe, tô sem voz. O coração tá bem, não operei, tá tudo tranquilo. Só gripe mesmo, é sério", respondeu o fantoche manipulado por Tom Veiga. "Fora a Ana brigar comigo! [risos]", brincou. Ana respondeu: "A gente podia até esclarecer essa nossa discussão, esse nosso anti-amor...". "Para de brigar comigo, tá pegando mal isso aí", encerrou Louro, antes de receber um 'abraço' da apresentadora.

Em 6 de março de 2017, Ana Maria Braga parabenizou Louro José pelo aniversário de 20 anos do personagem. "Bom dia! Meu filho, meu amigo, meu companheirinho Louro José completa hoje 20 aninhos animando as nossas manhãs. Já tá um moço! Parabéns Lourinho, muitas felicidades!", escreveu a apresentadora na rede social.

O mascote de Ana Maria estreou em 1997, no programa Note e Anote, da Record. Em 1999, ele foi para a Globo junto com a apresentadora, e, desde então, está no Mais Você. O responsável pela voz do personagem é, desde o início, o ator Tom Veiga. O rosto dele só foi revelado em 2016, por conta de uma gafe durante a exibição do programa da Globo. 

Assista ao nascimento de Louro José

Saúde de Tom Veiga

Em setembro de 2017, Ana Maria Braga contou aos telespectadores do Mais Você que pela primeira vez ficava dois dias seguidos longe de Louro José. No entanto, mais uma vez não era uma briga, na verdade Tom Veiga tinha tirado uma licença médica por alguns dias para se recuperar de um cateterismo. 

"Meu filho, papagaio e amigo lindo está dodói. Está tudo bem, mas o médico falou que é melhor ele ficar um pouco em casa para repousar", disse a apresentadora com a voz um pouco embargada. “Nesses quase 20 anos da nossa trajetória juntos, essa é a primeira vez que não ficamos juntos dois dias seguidos. Mas segunda-feira, se Deus quiser, ele está de volta aqui no lugarzinho dele”, concluiu na época.

O artista usou o Instagram na ocasião para agradecer o apoio dos fãs. "Acho que ninguém melhor que eu pra dizer pra vocês a verdade. Passei mal e tive que me submeter a um cateterismo, graças a Deus nada demais, já estou bem e em plena forma.”

Gafes de Louro José

Louro José acabava 'salvando' Ana Maria Braga nos momentos em que a apresentadora se confundia. Como no dia em que a dupla Simone e Simaria foi atração musical do programa. Ao chamá-las, Ana disse: "Simone e Maraíra"; imediatamente o papagaio a corrigiu gritando "Simaria".

No entanto, Tom Veiga não ficou imune a cometer uma gafe. Em 2018, Louro José se confundiu e acabou sugerindo que o ator José Loreto participasse do Superpop - atração comandada por Luciana Gimenez na RedeTV!. "Tão bonitinho, [o José Loreto] ficou tão emocionado com o nascimento da filha que fez uma música, roda um trechinho", pediu a apresentadora à produção, antes que a canção composta pelo ator fosse reproduzida. Após o trecho, Louro José se empolgou e citou o programa da concorrência: "Não é demais? Atenção rede Globo: fica a dica para o Superpop aí!".

Em seguida, corrigiu, mostrando que queria falar sobre o programa que estreia nova temporada na emissora em setembro, e já teve os participantes divulgados: "PopstarPopstar. Cara, é muito bom!"

Posteriormente, Luciana Gimenez compartilhou o momento em seu Instagram e brincou: "Agradecida pela audiência, rede Globo, o Superpop é um clássico!". O episódio da gafe terminou assim sem gerar conflito ou hostilidade.

Entretanto, em junho do mesmo ano, Louro José passou por uma situação que despertou rivalidade entre ele e Canarinho Pistola, mascote de seleção masculina do futebol brasileiro. 

O repórter Eric Faria estava ao vivo de Sochi, na Rússia, e falava da popularidade do Canarinho Pistola na sede da Copa do Mundo. “Dizem até que ele é seu primo mais novo, Louro. Eu estou com uma surpresa: vem cá, Canarinho.”

Nesse momento, o mascote apareceu ao lado do repórter acenando para a Ana Maria e para o Louro, que disse “Primo, você tá muito lindo aí.” Eric sugeriu que o animal é bom de bola e ele fez muitas embaixadinhas na frente da câmera.

“Olha!”, se surpreendeu a apresentadora. “Lourinho, você não consegue fazer isso”. Louro José respondeu na lata: “E ele também não consegue vir aqui conversar contigo, então tá zero a zero. Empatamos nessa”.

Ana Maria Braga e Eric Faria caem na risada, ao passo que Louro deixa claro que não gostou nada da comparação: “Cada um com seu cada qual”.

O repórter, não satisfeito com a resposta da ave, provocou: “Você também não tem essa cara de invocado”. Mas Louro José mostrou que tudo não passou de brincadeira e que é mestre na simpatia: “Está certo, é assim que tem que ser na Copa. Canarinho, 'tamo junto!'”.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.