Scanner abre hoje mostra de arte eletrônica em SP

De hoje até domingo, cinco artistas dos Estados Unidos, Inglaterra, França e Brasil irão fazer performances dentro do Itaú Cultural, em São Paulo, na sexta edição mostra On_Off. Serão vários formatos, dentre eles live image, video-dança, paisagens sonoras e projetores de película. Os principais destaques, segundo o curador Renato Cruz, serão o inglês Robin Ribaud, conhecido como Scanner, a exibição de filmes do americano Charles Atlas e a performance dos amigos mineiros Leandro Araújo e Daniel Nunes, do projeto Lise + L_ar. "O evento traz para o Itaú Cultural performances feitas ao vivo, misturando elementos de VJ, cinema e música eletrônica, tendo como contexto sempre a concepção artística", diz o curador.

AE, Agência Estado

14 de julho de 2010 | 11h33

A mostra abre hoje, às 20h, com a apresentação de Scanner. Ele exibirá a peça "Borders, Unto The Edges", que numa tradução livre significa "Fronteiras, até as margens". O espetáculo consiste em o artista manipular um equipamento produzindo uma paisagem sonora, projetando linhas e barras de luz mescladas com batidas eletrônicas. "São imagens emocionais, com muito ritmo. O espectador não percebe, mas as linhas projetadas foram retiradas de frames de filmes de Hollywood", explica o artista. Ontem, ele fez a abertura do evento apenas para convidados. Nessa apresentação, usou sons captados nas ruas de Roma e Nova York, misturando com trechos de diálogos dos filmes de Antonioni. "Cada cidade tem seu som. A buzina do táxi de Nova York não é a mesma em Londres", completa.

A participação brasileira ficará a cargo da dupla Leandro Araújo e Daniel Nunes, amanhã, às 20h. Na obra Reações Visuais, Leandro desenvolveu um software que interpretará os sons criados por Daniel e projetará imagens aleatórias. "Terá sons que gravei nas cidades por onde passei, inclusive a Avenida Paulista", destaca ele. "As imagens serão geradas por computador a partir de formas geométricas pré estabelecidas por mim no software".

Amanhã, também será realizada a Mostra Charles Atlas, que exibirá quatro curta-metragens de vídeo-dança do artista, a partir das 18h. Os filmes exibidos serão "Secret Of The Waterfall", "From An Island Summer", "Jump" e "Ex-Romance". No sábado, o próprio Atlas apresentará uma performance inédita, em parceria com o músico e compositor William Basinski. As informações são do Jornal da Tarde.

On_Off - Experiências em Live Image - 6ª Edição. De hoje até domingo, das 14h às 20h, no Itaú Cultural. Avenida Paulista, 149. Estação Brigadeiro do Metrô. Tel. (011) 2168-1776. 14 anos. Grátis. A programação completa está disponível no site do evento: www.itaucultural.org.br.

Tudo o que sabemos sobre:
mostraOn_OffItaú Cultural

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.