Sai lista de autores nacionais que estarão em Frankfurt

Foi divulgada nesta quinta-feira, em Leipzig, na Alemanha, a lista dos 70 escritores brasileiros que vão participar da próxima Feira do Livro de Frankfurt, entre 9 e 13 de outubro. O número expressivo justifica-se porque o Brasil é o país homenageado deste ano do evento, o maior do mercado editorial do planeta. Entre os convidados, figuram os cronistas do jornal O Estado de S. Paulo Ignácio de Loyola Brandão, João Ubaldo Ribeiro e Silviano Santiago.

AE, Agência Estado

15 de março de 2013 | 10h25

A seleção foi feita por meio de uma curadoria compartilhada entre o crítico literário Manuel da Costa Pinto, Antonio Martinelli, representando o Sesc, e Antonieta Cunha, diretora de Livro, Leitura e Literatura da Fundação Biblioteca Nacional.

Segundo eles, os critérios escolhidos para a formação da lista foram a diversidade e a pluralidade, o equilíbrio entre escritores consagrados e a nova geração, a variedade de gêneros (prosa, poesia, ensaio, biografia e crítica literária, literatura infantojuvenil e obras técnicas e científicas) e a qualidade estética. Além disso, privilegiou-se o convite a autores publicados ou em vias de publicação na Alemanha e em outros idiomas estrangeiros, bem como os principais premiados de literatura do Brasil, de 1994 até hoje.

"Toda curadoria pressupõe estabelecer um recorte, que pode ser temático e estético, mas que acima de tudo apresenta um panorama, uma amostragem da produção literária e dos saberes em torno do livro e da literatura no Brasil", afirma Martinelli, em material de divulgação enviado para a imprensa.

Além dos autores, o Brasil contará com uma intensa programação cultural, que ocupará importantes espaços culturais de Frankfurt, de agosto a outubro. Outros escritores foram convidados, mas não puderam acertar como Lygia Fagundes Telles, que justificou ainda estar em recuperação de uma fratura na bacia. "Mesmo assim, temos representantes da cultura indígena, afro, europeia, bem como temáticas de imigração e migração, além de representantes da literatura marginal e de diferentes estratos sociais e estéticas que marcam a obra plural desses autores", explica Galeno Amorim, presidente do Comitê Organizador.

Para a abertura oficial da feira, no dia 9 de outubro, é esperada a presença da presidente Dilma Rousseff. O pavilhão do país homenageado será criado pelos cenógrafos e diretores Daniela Thomas e Felipe Tassara. A presença brasileira na Alemanha, na verdade, já começou nesta quinta, com a abertura da Feira do Livro de Leipzig, com a participação de diversos autores nacionais na programação que se estende até segunda-feira. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

OS 70 ESCOLHIDOS:

Adélia Prado

Adriana Lisboa

Affonso Romano de Sant''Anna Age de Carvalho

Alice Ruiz

Ana Maria Machado

Ana Miranda

André Sant?Anna

Andrea del Fuego

Angela Lago

Antonio Carlos Viana

Beatriz Bracher

Bernardo Ajzenberg

Bernardo Carvalho

Carlos Heitor Cony

Carola Saavedra

Chacal

Cíntia Moscovich

Cristovão Tezza

Daniel Galera

Daniel Munduruku

Eva Furnari

Fábio Moon

Fernando Gonsales

Fernando Morais

Fernando Vilela

Ferréz

Flora Süssekind

Francisco Alvim

Gabriel Bá

Ignácio de Loyola Brandão

João Almino

João Gilberto Noll

João Ubaldo Ribeiro

Joca Reiners Terron

José Miguel Wisnik

José Murilo de Carvalho

Lelis

Lilia Moritz Schwarcz

Lourenço Mutarelli

Luiz Costa Lima

Luiz Ruffato

Manuela Carneiro da Cunha

Marçal Aquino

Marcelino Freire

Maria Esther Maciel

Maria Rita Kehl

Marina Colasanti

Mary del Priori

Mauricio de Sousa

Michel Laub

Miguel Nicolelis

Nélida Piñon

Nicolas Behr

Nuno Ramos

Patricia Melo

Paulo Coelho

Paulo Henriques Britto

Paulo Lins

Pedro Bandeira

Roger Mello

Ronaldo Correia de Brito

Ruth Rocha

Ruy Castro

Sérgio Sant?Anna

Silviano Santiago

Teixeira Coelho

Veronica Stigger

Walnice Nogueira Galvão

Ziraldo

Tudo o que sabemos sobre:
Feira do LivroFrankfurt

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.