Sai da lista do Globo de Ouro

Com seis, o filme francês The Artist lidera as indicações na preferência da imprensa estrangeira de Hollywood

UBIRATAN BRASIL, O Estado de S.Paulo

16 de dezembro de 2011 | 03h11

Um filme mudo e em preto e branco conquistou os jornalistas da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood: The Artist, do cineasta francês Michel Hazanavicius, recebeu ontem seis indicações para o Globo de Ouro, prêmio considerado um ensaio geral para o Oscar. Em seguida, vêm Histórias Cruzadas e Os Descendentes, ambos com cinco indicações.

The Artist, ainda sem distribuição confirmada no Brasil, mostra a decadência na carreira de George Valentin, astro do cinema mudo que não consegue fazer a transposição para o falado. O filme vem colecionando críticas favoráveis - recebeu importantes indicações também na lista do Screen Actors Guild Awards, o sindicato dos atores.

O longa francês concorre na categoria comédia ou musical com pesos pesados: Missão Madrinha de Casamento, 50%, Meia Noite em Paris (o mais festejado Woody Allen dos últimos tempos) e My Week With Marilyn. Já Histórias Cruzadas e Os Descendentes disputam o melhor prêmio na categoria drama ao lado do novo Martin Scorsese, Hugo, além de Tudo Pelo Poder, O Homem Que Mudou o Jogo e Cavalo de Guerra, o festejado trabalho de Steven Spielberg.

Ator e diretor, George Clooney está no páreo em três categorias distintas: além de competir como ator por Os Descendentes (no qual disputa com Leonardo DiCaprio por J. Edgar, Michael Fassbender por Shame, Ryan Gosling por Tudo Pelo Poder e Brad Pitt por O Homem Que Mudou o Jogo), ele também está na briga pelo roteiro e direção de Tudo Pelo Poder.

Entre os filmes de língua estrangeira, a disputa está entre o espanhol A Pele que Habito, de Pedro Almodóvar; o francês O Garoto de Bicicleta, dos irmãos Dardenne; o iraniano A Separação, de Asghar Farhadi; o chinês Flowers of War, de Zhang Yimou; e In The Land of Blood and Honey, produção americana com elenco bósnio e que marca a estreia de Angelina Jolie na direção.

A entrega dos prêmios da 69ª edição do Globo de Ouro acontece no dia 15 de janeiro, em Los Angeles, e contará, pelo terceiro ano consecutivo, com o humorista inglês Ricky Gervais como mestre de cerimônias. / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.