Sai CD com trilha sonora de 'Bastardos Inglórios'

Antes mesmo que apareça na tela a primeira imagem de "Bastardos Inglórios", a trilha sonora já precedeu o novo filme de Quentin Tarantino. A tela ainda está toda escura quando se ouvem os acordes de "The Green Leaves of Summer", clássico de Dmitri Tiomkin e Paul Francis Webster criado para a abertura de "Álamo", de John Wayne, em 1960. "As Verdes Folhas do Verão", na versão de Nick Perito, abre a trilha de "Bastardos", lançamento em CD da Warner.

AE, Agencia Estado

21 de outubro de 2009 | 09h37

Tarantino já definiu seu filme como um spaghetti western feito com a iconografia da 2ª Guerra. Sua intenção era homenagear um subgênero, o ?macaroni combat?, representado por Enzo G. Castellari em "Quelo Maledeto Treno Blindato" (Inglorious Bastards), de 1978. Tarantino adora colagens musicais. Como a de quase todos os seus filmes, a trilha de Bastardos é eclética.

Ele chegou a encomendar uma partitura a Ennio Morricone, parceiro de Sergio Leone em seus westerns operísticos. Como Morricone não estava disponível - comprometido com a trilha do novo Giuseppe Tornatore, "Baaria" -, Tarantino recorreu a fragmentos de trilhas anteriores do italiano, às quais acrescentou, para compor o clima, músicas de outros compositores (e artistas).

O David Bowie de "Cat People" (Putting Out the Fire), tem tudo a ver com o clima explosivo do filme. É precedido pelos acordes de "Um Dólar Furado", um dos primeiros êxitos internacionais do spaghetti western, com Montgomery Wood, aliás, Giuliano Gemma. O curioso é que Clint Eastwood, também formado na escola do faroeste italiano, já havia incorporado o Dólar à trilha de Gran Torino. Zara Leander, que canta "Daven Geht Die Welt Nicht Under", foi uma atriz e cantora sueca que virou estrela na Alemanha nazista. Bela e dotada de voz grave e melosa, Zarah substituiu no imaginário alemão as estrelas que haviam desertado do país por causa do nazismo, como Marlene Dietrich. Tarantino pensou em tudo. A trilha de Bastardos é ótima. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tudo o que sabemos sobre:
cinemaBastardos InglóriosCD

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.