Divulgação
Divulgação

Sai a coleção da revista 'Filme Cultura'

Uma das principais revistas da história do cinema brasileiro será lançada na Livraria Cultura nesta sexta, 2

01 de julho de 2010 | 16h24

Julia Baptista, do estadao.com.br

 

SÃO PAULO - Todos os números da revista Filme Cultura, que circulou entre 1966 e 1988, foram reunidos em uma coleção de cinco livros de capa dura, contendo as 48 edições do período, além de duas revistas especiais, feitas para os festivais de Cannes e Berlim. O lançamento, realizado pelo Centro Técnico Audiovisual (CTAv), órgão ligado ao Ministério da Cultura, acontece nesta sexta-feira, 2, às 19h30 na Livraria Cultura do Shopping Bourbon (Rua Turiaçú, 2.100, 11-3874-5050).

 

link Revista 'Filme Cultura' volta a circular no País

 

Além da coleção histórica impressa na edição fac-similar, as quase 4 mil páginas publicadas naquele período já estão disponíveis no setor de periódicos da Biblioteca Nacional em microfilmes e a partir de 1º de julho estarão também no site www.filmecultura.org.br. O projeto é uma iniciativa do Instituto Herbert Levy e tem patrocínio da Petrobras.

 

Filme Cultura é considerada a revista de maior longevidade sobre cinema no Brasil. Deixou de circular em novembro 1988, na edição 48, e teve entre seus editores, redatores e colaboradores, nomes como Paulo Emílio Salles Gomes, Antonio Moniz Vianna, Jean Claude-Bernadet e Ismail Xavier.

 

A Filme Cultura foi editada sucessivamente pelo Instituto Nacional do Cinema Educativo - INCE, o Instituto Nacional de Cinema - INC, a Empresa Brasileira de Filmes - Embrafilme e a Fundação do Cinema Brasileiro - FCB. Depois de 19 anos fora de circulação, CTAv lançou em 2007 a edição especial nº 49, comemorativa dos 70 anos do INCE. Em abril de 2010 foi lançado o nº 50 e a revista voltou a circular regularmente com periodicidade trimestral.

 

A Coleção com todos os números da revista pode ser adquirida por R$ 100 nas principais livrarias do país. Os pontos de venda, válidos também para os números recentes da revista, são divulgados no site da 'Filme Cultura.

Tudo o que sabemos sobre:
Filme Cultura

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.