PUBLICIDADE

Sai a coleção da revista 'Filme Cultura'

Uma das principais revistas da história do cinema brasileiro será lançada na Livraria Cultura nesta sexta, 2

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Julia Baptista, do estadao.com.br

 

PUBLICIDADE

SÃO PAULO - Todos os números da revista Filme Cultura, que circulou entre 1966 e 1988, foram reunidos em uma coleção de cinco livros de capa dura, contendo as 48 edições do período, além de duas revistas especiais, feitas para os festivais de Cannes e Berlim. O lançamento, realizado pelo Centro Técnico Audiovisual (CTAv), órgão ligado ao Ministério da Cultura, acontece nesta sexta-feira, 2, às 19h30 na Livraria Cultura do Shopping Bourbon (Rua Turiaçú, 2.100, 11-3874-5050).

 

 

Além da coleção histórica impressa na edição fac-similar, as quase 4 mil páginas publicadas naquele período já estão disponíveis no setor de periódicos da Biblioteca Nacional em microfilmes e a partir de 1º de julho estarão também no site www.filmecultura.org.br. O projeto é uma iniciativa do Instituto Herbert Levy e tem patrocínio da Petrobras.

 

Filme Cultura é considerada a revista de maior longevidade sobre cinema no Brasil. Deixou de circular em novembro 1988, na edição 48, e teve entre seus editores, redatores e colaboradores, nomes como Paulo Emílio Salles Gomes, Antonio Moniz Vianna, Jean Claude-Bernadet e Ismail Xavier.

 

A Filme Cultura foi editada sucessivamente pelo Instituto Nacional do Cinema Educativo - INCE, o Instituto Nacional de Cinema - INC, a Empresa Brasileira de Filmes - Embrafilme e a Fundação do Cinema Brasileiro - FCB. Depois de 19 anos fora de circulação, CTAv lançou em 2007 a edição especial nº 49, comemorativa dos 70 anos do INCE. Em abril de 2010 foi lançado o nº 50 e a revista voltou a circular regularmente com periodicidade trimestral.

 

A Coleção com todos os números da revista pode ser adquirida por R$ 100 nas principais livrarias do país. Os pontos de venda, válidos também para os números recentes da revista, são divulgados no site da 'Filme Cultura.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.